Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
O Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez promove neste domingo, dia 14 de dezembro, com apoio da prefeitura de Montes Claros, através da secretaria municipal de Cultura, o primeiro grande Concerto de Natal.
Na programação estão: Terno de Pastorinhas do Grupo Zabelê; Coral Infantil, com 100 vozes; Grupo Lírico Bezzi, sob a regência de Maria Odília Quadros; Coral Lorenzo Fernandez, regido por Fábio Carvalho, Big Band sob a regência do músico Marcelo Andrade, e uma apresentação especial do Balé de Câmara de Montes Claros, dirigido pela bailarina Adriana Camargo, com a presença de alunos do projeto Tim ArtEducação. O balé vai apresentar um trecho da Suíte Quebra Nozes.
Segundo Iraceníria Fernandes da Silva, diretora do Conservatório, a idéia de um grande concerto ao ar livre surgiu depois das experiências do Janelas da Matriz. O conservatório já havia promovido eventos públicos, mas não ainda um que envolvesse corais e bandas. “Com o “Janelas” percebemos que a cidade precisava de espetáculos assim, em praças, e que tinha um público que os prestigiava. Isso nos motivou, porque é muito dispendioso, mas acreditamos que este será o primeiro de muitos”, avalia Iraceníria da Silva.
Para o secretário municipal de Cultura, João Rodrigues, a união dos grupos musicais, corais e balé é uma demonstração de que a cidade tem potencial e talento para grandes espetáculos ao ar livre. “Já experimentamos isso com o Janelas da Matriz e outros espetáculos, como o concerto do pianista Artur Moreira Lima, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o show do pessoal do Clube da Esquina. E este é mais um momento especial que a cidade vai viver, com nossos artistas no palco e com a praça restaurada e decorada para o Natal”, diz João Rodrigues.
CONCERTO
A apresentação acontece neste domingo, dia 14 de dezembro, a partir das 20:00 horas na Praça da Matriz (Dr. Chaves), e o acesso é gratuito. No encerramento do concerto, o Coral Lorenzo Fernandez, o Grupo Lírico Bezzi e a Big Band se apresentam juntos na execução e interpretação da música “Aleluia”, de Haendel.