Música e solidariedade: projeto Tom da Terça recebe o músico Marcos Paracatu que apresenta espetáculo em prol de famílias carentes

Jornal O Norte
12/12/2006 às 11:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:46

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

O mês de dezembro é sempre marcado por iniciativas pautadas pela solidariedade e o amor ao próximo. Nesta terça-feira, o projeto Tom da terça recebe o músico e compositor Marcos Paracatu (foto: Adriana Queiroz), cujo espetáculo é uma alternativa para arrecadar alimentos e contribuir para um natal mais feliz de crianças e famílias carentes de Montes Claros.

Modas de viola e releituras modernas da música clássica são ponto alto do espetáculo cujo repertório passeia do clássico ao cancioneiro popular, sempre abusando dos acordes e sonoridades do violão e da viola.  Acompanhado de Rogério Botelho e Erlane Mota (percussão), Samara Trajano (viola), Raysse (violão e voz) e Thanus Chamone, da banda Alívio, o músico apresenta um show eclético e bem elaborado, sedimentado em músicas de raiz, com forte presença da viola, além de canções de Djavan, Tom Jobim e Almir Sater.

Nascido em Coluna/MG, mas vivendo em Montes Claros há 14 anos, Marcos diz que sua natureza musical vem do berço – o pai, a mãe e irmãos são músicos – e que a música faz parte de sua rotina desde os tempos de colégio.

- Aprendi com meu pai e irmãos a tocar violão com dez anos de idade e já viajei por vários países para estudar, trabalhar e fazer shows – diz o músico que já fez recitais na Inglaterra, Escócia e, neste ano, por duas vezes, na Itália.

Formado em Administração de Empresas e Literatura Inglesa, Marcos é professor de inglês e diz que sempre busca aliar a música às atividades do cotidiano.

- A música é um canal que facilita a comunicação no meu trabalho, um meio de me fazer entender melhor e suavizar as relações com meus alunos e com as pessoas de um modo geral – explica o músico que diz que apesar de a música ser sua grande paixão, nunca a encarou como profissão, como fonte de renda.

- A música representa uma parte de mim que não dá para colocar preço. Vai muito além de tudo isso. Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de estudar, de ter uma profissão que me garante o sustento, de forma que possa compartilhar minha arte com o público sem a barreira financeira que normalmente o distancia do artista. Mas não faço show de graça. Sempre cobro ingressos em forma de alimentos e agasalhos para serem doados a entidades carentes. Além de gratificante, é uma forma de retribuir um pouco do muito que a vida me deu – argumenta.

Marcos diz que sempre se surpreende com a capacidade que o povo brasileiro tem de se solidarizar e se mobilizar para ajudar ao próximo.

- Já viajei por vários países para estudar, trabalhar e fazer shows, mas nada se compara ao Brasil. Somos um povo de fé e esperança sempre renovada, que acredita que um dia as coisas vão dar certo, apesar dos governantes e seus projetos falhos. Por isso acredito no povo brasileiro, que, mesmo vivendo em dificuldades, se mobiliza para que todos possam ter um pouco de alegria. O show é a forma que encontrei para dar minha contribuição – conclui.

ESPETÁCULO

Marcos Paracatu se apresenta hoje, às 20h30, no projeto Tom da Terça, na sala Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula. O ingresso será 01 quilo de alimento não perecível ou R$2. O dinheiro arrecadado será revertido para a compra de alimentos, que serão doados a famílias carentes.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por