Luta contra pobreza é tema de colóquio

Jornal O Norte
Publicado em 09/09/2010 às 10:24.Atualizado em 15/11/2021 às 06:38.

Michelle Tondineli


Repórter



A Unimontes - Universidade estadual de Montes Claros realiza, no campus universitário Darcy Ribeiro, de 26 a 28 de outubro, o colóquio internacional Recursos na luta contra a pobreza: entre controle social e reconhecimento social, em parceria com a universidade Nova de Lisboa (Portugal) e a universidade de Fribourg (Suíça).



O evento contará com a participação de conferencistas de Portugal, Bélgica, Suíça, França, Espanha e Argentina, além de pesquisadores de universidades brasileiras. Conforme o professor da comissão organizadora Antônio Dimas Cardoso, o principal objetivo do evento é reunir informações e construir conhecimento sobre orientações e medidas de combate à pobreza, além de verificar experiências de apropriação das políticas públicas.



- Esse colóquio internacional no campus da Unimontes é o terceiro já realizado pelo grupo de pesquisa integrado por professores do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Social e do centro de estudos de Sociologia da universidade Nova de Lisboa. A série desses colóquios teve início na Unimontes, em 2008 - afirma.



O professor lembra que o evento foi realizado no ano passado na cidade de Sesimbra (Portugal), estando prevista uma nova versão para 2011, a ser realizada em Fribourg, na Suíça.



Durante o colóquio, serão realizadas 14 conferências, duas mesas redondas, além de um seminário técnico, principalmente para profissionais que atuam no sistema de proteção social. Em 27 sessões de comunicações e 18 pôsteres estão previstas apresentações de 124 trabalhos científicos, distribuídos em 18 temas.



Serão realizados, ainda, quatro minicursos, em francês e espanhol, a serem ministrados pelos professores Vivianne Châtel e Marc-Henry Soulet, da universidade de Fribourg; Jordi Estivill, da universidade de Barcelona; e Guy Bajoit, da universidade de Lovaina (Bélgica). O evento contará também com a 2ª Feira de economia popular solidária, para exposição de produtos e trocas de experiências, através de estandes armados na praça de eventos Rui Olímpio Soares, no campus-sede.



As conferências e mesas redondas, bem como a apresentação de trabalhos científicos na forma de pôsteres, acontecerão no auditório do prédio 6 do campus-sede; já as apresentações orais serão realizadas em salas do prédio 1 do campus universitário Professor Darcy Ribeiro.



Mais informações podem ser obtidas na sede do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Social, através dos telefones 3229-8149 e 3229- 8152 ou pelo site  www.coloquiointernacional.unimontes.br. (Fonte: Unimontes)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por