CULTURAL

Luana Z explora as dimensões do preto e do branco

Adriana Queiroz
Publicado em 05/12/2023 às 19:00.
Exposição no Museu Regional do Norte de Minas é um convite multissensorial destinado a todos os públicos (LUANA Z/DIVULGAÇÃO)

Exposição no Museu Regional do Norte de Minas é um convite multissensorial destinado a todos os públicos (LUANA Z/DIVULGAÇÃO)

Ao adentrar a exposição “Meu Mundo Preto e Branco Colorido”, no Museu Regional do Norte de Minas, a artista plástica Luana Z convida o público a mergulhar em um universo visual cativante, onde as nuances do preto e branco transcendem as telas e ganham vida com significados profundos. Cada obra conta uma história única, ressoando emoções vibrantes e proporcionando uma experiência única aos visitantes.

Um dos destaques especiais da mostra é a Sala Sensorial, onde o cubo negro vazado e as obras sensoriais com relevo e pintadas no contraste do preto e branco oferecem uma interpretação inclusiva e envolvente da poética visual da artista.

“Essa área proporciona uma experiência tátil única, convidando todos os visitantes a explorar a arte de uma maneira totalmente nova. Por isso, convido a todos para vivenciar essa jornada artística rica em significados e emoções, a compartilhar essa experiência conosco e a explorar as muitas dimensões do ‘Meu Mundo Preto e Branco Colorido’”, convida Luana Z. 

Nascida em Salinas e residindo em Montes Claros desde 2006, Luana Z. Costa é graduada em Artes Visuais e, atualmente, faz especialização em comunicação digital, arte e tecnologia e produção cultural, arte e entretenimento.

A artista conta que cada experiência com arte é única e deixa uma marca distinta. Toda as exposições em que participou foram significativas, contribuindo para o seu crescimento profissional. “No entanto, aquelas que se destacaram foram aquelas que envolveram desafios ainda maiores, pois foi por meio deles que obtive aprendizados valiosos”, revela.

Essa é a sua 22ª exposição. “Meu Mundo Preto e Branco Colorido” é uma jornada íntima e expressiva pelas complexidades do preto e branco, onde cada obra é uma narrativa única. 

“A inclusão tátil para deficientes visuais, a fusão de acrílicos ressignificados e a reciclagem de móveis conferem uma dimensão inovadora, transformando a experiência artística em algo sensorial e diversificado. É uma celebração da arte que transcende limites e convida cada visitante a explorar seu próprio “mundo colorido” dentro do preto e branco” diz.

DESAFIOS
Estabelecer-se como artista plástica trouxe desafios significativos para Luana, sendo a busca por reconhecimento e espaço no cenário artístico um dos principais.

“Superar as expectativas e encontrar meu próprio estilo em meio a um mundo diversificado de expressões artísticas foi uma jornada desafiadora. Além disso, integrar elementos inovadores e inclusivos, como a experiência tátil para deficientes visuais e os produtos antialérgicos, representou um desafio técnico e conceitual, mas essas dificuldades foram cruciais para o meu crescimento e para a criação de um universo artístico autêntico”, revela.
 
RETROSPECTO
Para a artista, esta exposição que o Museu recebe é uma retrospectiva de diversas fases de sua carreira. “Sim, essa exposição oferece uma retrospectiva abrangente de diversas fases da minha carreira como artista plástica. Ao percorrer as obras expostas, os visitantes poderão vivenciar a evolução do meu estilo, explorando desde as primeiras experimentações até as criações mais recentes. É uma oportunidade de compartilhar com o público a trajetória artística que moldou o “Meu Mundo Preto e Branco Colorido”, diz.

Nesta exposição, os visitantes encontrarão uma variedade de obras que compõem o seu universo artístico — “As peças incluem pinturas, esculturas, instalações, joias e bolsas, todas concebidas dentro da minha proposta de utilizar o preto e branco de maneira única e expressiva”.
 
PREFERIDA
Para Luana Z, sua obra favorita é “CORPOS”, uma expressão vívida da aceitação de diversas formas, formatos e transformações dos corpos femininos, além de ser um manifesto de empoderamento cultural. 

“Ela representa uma desconstrução corajosa dos padrões enraizados na sociedade, abordando a diversidade do ser humano, das formas e das crenças. Essas obras que exploram e celebram o universo feminino são especialmente significativas para mim, tocando-me profundamente pela autenticidade e pela representação das experiências compartilhadas”, conta.

SERVIÇO
Exposição “Meu Mundo Preto e Branco Colorido”
Data: Até do dia 29 de dezembro
Endereço: Museu Regional do Norte de Minas - R. Cel. Celestino, 75 - Centro, Montes Claros 
Telefone: (38) 3229-8090

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por