Livro - Dica

Jornal O Norte
Publicado em 30/12/2011 às 18:41.Atualizado em 15/11/2021 às 06:14.

Fim de ano, lojas cheias, serviço de entregas atrasado e você ainda nem escolheu o presente. Sem dúvida, o livro é sempre uma boa opção.



A Trégua


Livro do uruguaio Mário Benedetti (Alfaguara, 2007). Trata-se de um livro inesquecível, tocante, desses que deixam marcas para sempre. Benedetti morreu em maio de 2009, aos 89 anos. Foi vendedor, taquígrafo, contador, funcionário público e jornalista. Em 1973, após o golpe militar no Uruguai, iniciou um longo exílio, de doze anos, que o levou a viver na Argentina, no Peru, em Cuba e na Espanha. "A Trégua", de 1960, é considerado seu melhor romance. Adaptado para o cinema por Sérgio Renan foi indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1974, mas perdeu para Amarcord, de Fellini. Escrito em forma de diário, conta a história de Martín Salomé, um homem prestes a completar 50 anos, viúvo há duas décadas, atormetado pela perspectiva da aposentadoria e pela constatação de que sua vida rotineira, previsível e cinzenta está se consumindo de forma irremediável. Tudo muda com a chegada de Laura Avellaneda, uma jovem franzina e discreta, com quem voltará a conhecer o amor. Benedetti usa as palavras de forma incisiva, às vezes desconcertante e demolidora. Em determinado trecho, descreve o mar: "Vejo esse mar implacável e desolado, tão orgulhoso de sua espuma e de sua coragem, levemente salpicado de gaivotas ingênuas, quase irreais, e de imediato me refugio numa irresponsável admiração". Mais adiante: "Esse mar é uma espécie de eternidade. Quando eu era menino, ele batia e batia, mas também batia quando meu avô era menino, quando o avô do meu avô era menino. Uma presença móvel, mas sem vida. (…) Testemunha da história, testemunha inútil, porque não sabe da história". É um livro pequeno, que não vai assustar o leitor iniciante. São 180 páginas que se esvaem com enorme prazer, como todos os bons momentos fugazes e transitórios da vida.



Diário de um Banana


A gente sempre tem um primo pequeno ou também algum parente criança e as vezes não sabemos o que dar de presente pra eles, por não estar muito interado nos brinquedos que estão na moda ou no que eles gostam, então um bom presente seria um livro, um muito bacana para dar de presente nesse natal é "Diário de um Banana" de Jeff Kinney, que é coleção de livros (por enquanto são cinco) que contam a história do Greg durante o ano letivo e suas férias. Os livros são muito engraçados, eles falam com a linguagem infantil e além de incentivar as crianças na leitura também faz com que elas imaginem mais e entrem na brincadeira. Sem duvida é o livro ideal para crianças de todas as idades.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por