Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
No domingo, dia 16, o CineSesc exibe Piaf-um hino ao amor (2007), outro sucesso da mostra Panoramas do Cinema – inclusive, as sessões terão um no horário: a partir das 18h.
A vida de Edith Piaf foi uma batalha constante: Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos três aos sete anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona para cantar nas ruas de Paris. Em 1935, é descoberta por um dono de boate e, neste mesmo ano, grava seu primeiro disco conquistando o sucesso internacional.
FILME
Co-produzido por França, Inglaterra e República Checa, Piaf-um hino ao amor é emotivo e emocional, atingindo em cheio o grande público, da mesma forma que a própria cantora tinha de conquistar as suas platéias. E importante: sem cair no piegas. O roteiro da estreante Isabelle Sobelman, em parceria com Olivier Dahan (diretor do filme), opta por uma narrativa que une a estrutura clássica das cinebiografias com a ousadia de uma montagem não-cronológica – que conquista os espectadores.
A fotografia escura e sombria de Testsuo Nagata, aliada à precisa reconstituição de época, dão à produção ares de luxo e imponência, ao mesmo tempo em que criam uma aura de autenticidade e credibilidade. Outros destaques são a maquiagem (que reproduz com segurança o envelhecimento dos personagens) e a trilha sonora envolvente. E a interpretação de Marion Cotillard, como Piaf, é perfeita – valendo à atriz o Oscar de 2008.
Ambicioso, Piaf – um hino ao amor ousa retratar a trajetória da estrela por inteiro. A partir de seus primeiros e extremamente pobres anos de vida, passando pelas andanças por cabarés e prostíbulos, o sucesso, os amores, até chegar à sua doença – que a atormentou e consumiu ainda bastante jovem.
CINEMA
O CineSesc acontece em parceria com o Cinema Comentado Cineclube e a Programadora Brasil, apresentando sessões todos os domingos, no salão de convenções do Sesc-Pousada Montes Claros, agora com um novo horário, a partir das 18h. O endereço do Salão é Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). As sessões são gratuitas, abertas a todos os interessados, e depois acontece um bate-papo com a platéia sobre o filme apresentado.