Wesley Gonçalves
Colaboração para O NORTE
O Grupo Teatro Fibra, dentro da programação pelos seus 30 anos, se apresenta amanhã, quarta-feira, em Lagoa Santa, 35 quilômetros da capital mineira. Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade tem uma população de 47.287 habitantes (IBGE/2008) e é uma região calcária situada na Bacia Média do Rio das Velhas.
A origem da cidade está ligada às propriedades das águas encontradas no município. Segundo crenças locais, a lagoa que dá nome ao lugar possui minerais com propriedades de cura. Daí a associação ao nome do município.
O grupo Fibra irá apresentar o espetáculo "Vem Ver Boi", no segundo Festival de Cultural Regional, que terá espetáculos de dança, teatro, cursos temáticos, encontros musicais, exposição de artes e grandes nomes da música brasileira. Entre eles, Paulinho Pedra Azul, Geraldo Azevedo, e uma homenagem do Festival Internacional de Corais (FIC) a Milton Nascimento pelo Coral Municipal Bocapella, da Venezuela.
Ainda, o lançamento do programa "Voluntários da OMT", Organização Mundial do Turismo. O festival começou nesse domingo e prossegue até o dia 18 de setembro. Uma vasta programação cultural na Praça Dr. Lund. Outras informações pelo telefone: (38) 3688 - 1389.
O Grupo Fibra irá se apresentar nesta quarta-feira, na Praça Dr. Lund, na cidade de Lagoa Santa, com o espetáculo "Vem Ver Boi". A apresentação também faz parte das comemorações pelos 30 anos de Fibra no Teatro.
O texto é um mosaico que retrata através da personagem "Sá Dona", a individualização do homem contemporâneo com suas mazelas políticas, existenciais e morais, mas também os valores culturais, em especial os festejos de boi, que permeiam todo o Brasil como fonte perene para mudanças de atitude, reacendendo nesse mesmo homem o desejo de se "ajuntar" para dançar, cantar e festejar.
A Concepção e direção são de Lucílio Gomes e a dramaturgia de Terezinha Lígia, direção musical de Amauri Tibo. O espetáculo tem forte apelo visual, quando as fantasias da personagem "Sá Dona", são materializadas. Essa é 16ª montagem do Grupo Teatro Fibra numa trajetória que completa 30 anos.
"'Vem Ver Boi' é um grito de urgência, urgência de retorno de encontros para podermos trocar pelo menos um pouco o sintético e o cibernético pelos sabores do amor, do compartilhar e pensar juntos", conta Lucílio Gomes.
FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Lucílio Gomes
Dramaturgia: Terezinha Lígia
Direção Musical: Amauri Tibo
Elenco: Terezinha Ligia, Gilberto Cardoso, Amauri Tibo e Lucílio Gomes
Pesquisa Musical: Lucílio Gomes / Terezinha Lígia
Projeto Gráfico/Ilustração: Willi de Carvalho
Design Gráfico: Marcelo Souto
Concepção Cenográfica: Lucílio Gomes
Serralheria: Nilson Santos
Figurino/Bois; Juliana Floriano
Adereços: Lucílio Gomes/Ricardo Simões
Bonecos/máscaras; Carla Grosse
Costureiras; Marisa Silva/Carmem Lúcia Alves
Vídeo: Fernando Rodrigues,Fabiano Lopes e Marcelo Souto
Participação Especial: Róps Malungo
Produção: Grupo Teatro Fibra