ADRIANA QUEIROZ
Repórter
A montes-clarense Stefani Moreira Aquino Toledo, 16 anos, é aluna o 2º ano do Ensino Médio da escola estadual Professor Plínio Ribeiro e vai representar Montes Claros no fórum Juventude por Capacitação, promovido pela organização juvenil React & Change e o Instituto Nordeste Cidadania, entre os dias 25 e 31 de julho em Fortaleza, no Ceará.
React & Change nasceu durante a participação do seu fundador na Conferência Global da Juventude 2009, durante uma atividade relevante de reflexão e ação sobre as principais questões sociais enfrentadas pela sociedade brasileira e mundial, quão conectadas estão às Metas de Desenvolvimento do Milênio e como ativistas sociais poderiam combatê-las.
Stefani é uma das selecionadas para se unir a outros jovens provenientes das regiões nordeste e sudeste do Brasil, para juntos criarem a primeira plataforma de ativismo social brasileira através de ferramentas personalizadas como o empreendorismo social, artes urbanas, advocacia e programas de capacitação.
- Me inscrevi num site e fui selecionada para o projeto que vai contar com participação de estudantes de 16 a 24 anos. Além de mim, têm outros estudantes das cidades de Verdelândia, Espinosa, Viçosa, Varginha e Belo Horizonte - conta.
A jovem desenvolta, que reside com os pais no bairro São Judas, se interessa por História e Português e que fala fluentemente inglês, conta que apesar da greve na escola, recebeu o apoio de seus professores, além de seus familiares.
- Pretendo nessa semana em Fortaleza aprender com nosso ativismo ajudar a combater a desigualdade de gênero para nossa cidade. Vamos discutir e montar projetos. Na volta, colocar em prática, tudo que aprendi em Fortaleza.
Outro sonho de Stefani é participar do programa Jovens Embaixadores, iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos que beneficia com uma viagem de três semanas nos EUA, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em sua comunidade.
Garra e disposição, Stefani tem de sobra. E vai se unir a outros ativistas, de 13 estados, em 7 dias e um sonho: Igualdade de Gênero.