A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é uma das ações sete vencedoras da 23ª edição do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, a mais importante condecoração para ações do gênero concedida pelo Iphan - Instituto do patrimônio histórico e artístico nacional. A iniciativa inscrita na categoria divulgação do concurso é realizada pelo Iepha - Instituto estadual do patrimônio histórico e artístico de Minas Gerais, com o objetivo de valorizar e compartilhar a memória e o patrimônio com o envolvimento e participação da sociedade.
Para cumprir sua finalidade, a iniciativa adota como estratégia o estímulo à realização de ações que permitam um melhor conhecimento e fruição dos bens culturais que representam a memória e a identidade das comunidades, em uma perspectiva contemporânea pautada pelo desenvolvimento sustentável. Além disso, a jornada mineira propaga a ideia de que as ações de proteção do patrimônio cultural não são prerrogativas exclusivas dos órgãos públicos, mas também dependem do engajamento de todos os cidadãos.
O sucesso da empreitada em 2009 assegurou a sua continuidade. Em setembro de 2010, a segunda edição da jornada foi orientada em torno do tema Patrimônio Cultural e Cidadania. A programação envolveu ações de promoção dos valores culturais locais e atividades de mobilização dos cidadãos para uma atuação mais ativa e consciente de seus direitos e deveres em relação ao patrimônio cultural.
Para 2011, está prevista a ampliação dos trabalhos em articulação com os municípios e instituições culturais, para que a jornada possa aumentar seu alcance e a sociedade passe a desempenhar um papel cada vez mais pró-ativo nas ações de preservação, conservação e promoção do patrimônio cultural mineiro.
Para o presidente do Iepha, Carlos Roberto Noronha, a premiação da jornada mineira pelo Iphan é um estímulo para que toda a sociedade mineira valorize o seu patrimônio cultural.
- O prêmio reconhece não somente o trabalho desenvolvido pelo Iepha, como também o empenho de diversos municípios e instituições culturais que, cotidianamente, têm se esforçado nessa tarefa de defender os seus valores culturais - conclui.