Wesley Gonçalves
Colaboração para O NORTE
A cidade de Joaquim Felício, distante 140 quilômetros de Montes Claros, será a primeira cidade a receber dia 04 de setembro, a turnê “Expresso Sertão IV”, com o espetáculo “Brincando de Brincar”, que comemora 30 anos do Grupo Fibra no Teatro e patrocínio da V & M do Brasil através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
As outras cidades são Francisco Dumont, Bocaiuva, Augusto de Lima, Lassance e Montes Claros, quando acontecerá o encerramento da Turnê com apresentação e exposição do acervo dos 30 anos do grupo.
O Expresso Sertão IV será apresentado durante a festa tradicional e centenária de Nossa Senhora das Dores e do Divino Espírito Santo, no mês de setembro.
Espetáculo cênico-musical, que reúne músicas regionais de domínio público resultante de pesquisa e de conhecimentos transmitidos pelos mais velhos, tem concepção e direção de Terezinha Lígia.
Na versão III, a pesquisa se estende e alcança o rico potencial do Vale do Jequitinhonha e se encontra em cartaz desde 2001.
As coreografias têm a assinatura de Lucílio Gomes, ator, dançarino e diretor teatral, ex-integrante do Grupo Fibra que reside em Belo Horizonte e atualmente é diretor convidado do Grupo Lucilio Gomes diretor convidado do espetáculo Vem Ver Boi e ator do Brincando de Brincar.
Na sua versão II, o espetáculo teve uma longa trajetória de viagens, participações em festivais, temporada em Belo Horizonte e foi premiado como melhor espetáculo na categoria infanto-juvenil na cidade de Betim/MG.
O Grupo Teatro Fibra é associado ao Movimento Teatro de Grupos de Minas Gerais (MTG), com sede em Belo Horizonte. Trata-se de uma associação de grupos que onde são escolhidos pela diretoria do movimento aqueles altamente comprometidos com o fazer teatral em grupo. Entre as diversas ações do MTG, está a Mostra Bienal “Estação em Movimento” e a publicação da revista Ensaio Aberto.
O Brincando de Brincar é um espetáculo e projeto de pesquisa, concepção e Direção de Terezinha Lígia; direção musical: Amauri Tibo; coreografias, Lucílio Gomes; Atuação de Gilberto Cardoso, Hellen Rocha, Juliana Vieira, Lucílio Gomes e Terezinha Lígia; músicos, Amauri Tibo – violão; Rafael Milo – flauta transversa e percussão; percussão – Róps Malungo; designer da luz, Richard Zaíra; Iluminação: Allison de Sá; sonorização, Eduart Som; cenários, figurinos e adereços: Grupo Fibra; fotografias, Aurélio Fabiano Lopes e produção, Èrik Fróis; coordenação Geral do Projeto, Terezinha Lígia. As oficinas de Percussão nas cidades estão a cargo de Róps Malungo.p
