Jason de Morais lança novo livro no Psiu Poético

Jornal O Norte
Publicado em 04/10/2010 às 09:18.Atualizado em 15/11/2021 às 06:40.

Michelle Tondineli


Repórter



Literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel e expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes.



nullA poesia sempre fez parte da vida de Jason de Morais.



Jason de Morais nasceu no município de Juramento e reside em Montes Claros há 43 anos. Declamou poesias na antiga rádio Sociedade, venceu o primeiro torneio de repentistas de Montes Claros, lançou várias obras, como Inspiração de um poeta, Degraus da Vida, Rancho Solitário, Desafio de Mentiras, Caçador X Pescador, Pequizeiro, Alguém Chora por Você, dentre outros, e se prepara para lançar, no centro cultural Hermes de Paula, no dia 05 de outubro, o livro Vontade de Nascer, no Psiu Poético.



Considerado o melhor repentista do Norte de Minas, Jason afirma que desde pequeno esteve envolvido com a poesia.



- O meu pai era fazendeiro. Eu nasci em Juramento em 39, e em 40, perto de Claro dos Poções, meu pai comprou uma fazenda, e fiquei lá até os 30 anos. Como é lenda do campo, o povo cantava em roda: Ô, minha caninha verde, ô minha verde caninha, eu não vou na sua casa pra você não ir na minha, e jogava um verso em cima desse, e ninguém sabia de onde iam surgindo novos versos. Com o tempo, fomos criando.  Eu cantei e meu pai ficou emocionado, me apelidando de poetinha da roça.  Com 7 anos, comecei e nunca mais parei, nunca tive vontade de parar. Mudei para perto de Jequitaí e concluí o primário, que é a única coisa que tenho. Comecei escrevendo os livrinhos, fazendo música, ganhando festivais e concursos de mentira. Ensinei um menino de 8 anos a contar mentira e todo mundo dizia que ele era meu filho, que ele foi muito bem - conta.



Com muita fé em Deus, Jason acredita que seu caminho é bem iluminado e é Ele quem traz sua inspiração.



- O livro Vontade de Nascer tem poesias de 50 anos atrás. E eu fiz uma seleção das poesias, procurei as mais antigas, retoquei e aproveitei as melhores. O Vontade de Nascer é musicado, gravado pelos Irmãos Boiadeiros, registrado em cartório. Eu o escrevi para retratar o aborto. Depois que publiquei esse livro, eu sonhei com crianças cinco vezes - diz.



Além de escrever, Jason faz questão de criar todas as capas de seus livros.



- Eu faço na cabeça e passo para o desenhista. O livro a Vontade de Nascer tem uma mulher grávida na capa e um anjo em forma de criança. A mulher ia fazer um aborto, aí ela desmaiou e escutou a voz de um anjo dando um recado para ela. Já no Rancho Solitário, na capa temos um rapaz matuto na roça que queria arrumar uma moça para casar e que falasse errado como ele. Ele arrumou essa noiva, casaram-se e ela levava comida todos os dias para ele na roça. Um dia, ela não foi levar o almoço, pois a cobra tinha pegado ela no caminho. Fiquei uma semana decidindo se ela deveria morrer ou não. O Pequizeiro foi inspirado no meu pai, a capa é o cara derrubando o pequizeiro para fazer carvão e a mulher toda triste falando para não cortar que ia fazer falta - afirma.



Com seu chapéu de boiadeiro na cabeça, seu berrante pendurado e a sacola com seu trabalho nas mãos, Jason vende seus livros em lugares públicos da cidade.



- Tenho uma barraquinha na feirinha da Matriz, frequento a Praça Doutor Carlos e visito os bairros da cidade. Esse novo livro é especial, ele tem a impressão toda colorida, com apresentação, índice, minha biografia e 33 poesias. Cada história tem um caso, como Sina do Boi Carreiro, Caçada de Onça, Abolição da Escravatura, Berrante enterrado e outros, finaliza.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por