Diamantina, Pouso Alegre, Montes Claros que já tem inscrições abertas , Uberlândia, Ouro Preto e Belo Horizonte são os municípios mineiros escolhidos para abrigar as residências artísticas, ministradas por artistas de relevância. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: www.residenciasmusicais.com.br até esta sexta feira.
Com o tema “’Canções e brincadeiras musicais’, nesta residência artística, serão propostas brincadeiras e canções tradicionais a partir do repertório do grupo Serelepe e dos participantes. Serão construídos instrumentos musicais com materiais reaproveitáveis para serem utilizados ao longo da residência.
O trabalho se organiza em dois conjuntos de ações: a primeira semana será dirigida somente a professores e estudantes, quando haverá a elaboração de pequenas cenas musicais e a reflexão mais aprofundada sobre a importância do brincar. Na segunda semana, o trabalho é centrado na participação das crianças. Atuando com os integrantes do Serelepe, os professores e estudantes participantes serão os coordenadores dos trabalhos com as crianças.
Ao final da residência, os grupos que se formarem apresentam os experimentos realizados com as brincadeiras e com os instrumentos construídos.