Da Agência Minas
Os componentes de grupos de dança, teatro e circo devem ficar atentos às inscrições para o novo mecanismo de incentivo e visibilidade ao segmento mineiro de artes cênicas, o ‘Cena Minas – Prêmio Estado de Minas Gerais de Artes Cênicas’. A iniciativa é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), e com patrocínio da Copasa. As inscrições vão até 30 de novembro.
Criado para incentivar e fortalecer as produções cênicas no Estado, garantindo a manutenção de espaços e fomentando a formação de público, por meio da ampliação do acesso à arte, o ‘Cena Minas’ chega para trazer melhores condições de trabalho aos artistas cênicos, incentivar pesquisas de linguagens, favorecer a troca de informações, além de beneficiar a população das diversas regiões do Estado. Também é uma importante ferramenta para a formação do público, especialmente de crianças e jovens, e para facilitar o acesso ao conhecimento e às produções artísticas de qualidade.
Os projetos contemplados receberão, como prêmio, recursos para a manutenção de espaços culturais, valores correspondentes à venda de ingressos de espetáculos para alunos e professores de escolas públicas, aquisição e apoio na renovação e manutenção de equipamentos e lonas de circos. O Cena Minas concederá, anualmente, premiação no valor de R$ 1 milhão, dividido entre três categorias, através do patrocínio da Copasa, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
O Cena Minas vai premiar projetos em três categorias: I - manutenção de espaços de grupos de teatro e dança: projetos que invistam na manutenção de espaços de grupos, entendidos não apenas como locais de ensaios, mas também de formação e compartilhamento com a comunidade; II - formação de público: projetos que proponham a compra de espetáculos de teatro e dança para oferecimento aos professores e alunos da rede pública estadual de ensino; III - equipamento e materiais para circos: projetos destinados a investir na renovação e manutenção de equipamentos, lonas, figurinos e outros materiais que garantam a operacionalização dos circos.
Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, desde que este não tenha sido beneficiado com recursos do Fundo Estadual de Cultura e dos programas Cemig Cultural e Copasa Cultural, nos anos de 2006 e 2007. As inscrições estão sendo feitas desde 1º de novembro e vão até 30 de novembro, na sede da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais - Superintendência de Ação Cultural (Palacete Dantas – Praça da Liberdade, 317, Funcionários – BH/MG), ou no Instituto Cultural Sérgio Magnani (Rua Guajajaras, 40, 6º andar, Centro, BH/MG), mediante preenchimento do formulário-padrão e entrega da documentação exigida pelo Edital (www.cultura.mg.gov.br). Horário: de segunda à sexta-feira, das 10 às 16 horas. Informações: (31) 3269.1086.