Até 1º de fevereiro realizadores da sétima arte em Minas Gerais podem inscrever seus projetos na 5ª edição do Filme em Minas - Programa de Estímulo ao Audiovisual. O programa - fruto de parceria entre o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), irá investir R$ 4,5 milhões em projetos mineiros. Os recursos serão distribuídos no biênio 2011/2012 e irão contemplar sete categorias, visando atender à diversidade da produção audiovisual do Estado. De 2005 a 2010, foram 111 projetos contemplados, com um orçamento total de cerca de R$ 13 milhões.
INSCRIÇÕES
Abertas em novembro de 2010, as inscrições foram prorrogadas para o dia 1º de fevereiro de 2011, período para que os projetos sejam entregues, fisicamente, ou encaminhados, pelos Correios, para: Filme em Minas - Programa de Estímulo ao Audiovisual. Prédio Rainha da Sucata, avenida Bias Fortes, nº 50, 4º andar, Belo Horizonte, CEP: 30.170-010.
Pessoas físicas podem apresentar até dois projetos para o Filme em Minas e pessoas jurídicas, até três projetos. Em ambos os casos, na mesma categoria ou em categorias distintas. Contudo, interessados que sejam sócios de pessoas jurídicas não poderão inscrever projetos como pessoas físicas.
PARTICIPAÇÃO POPULAR
Esta será a segunda vez que a sociedade civil participa da escolha da comissão julgadora. Nessa edição, o diferencial é que os nomes poderão ser indicados e votados para as categorias Produção de Longa-Metragem e Produção de Curta e Média-Metragem, por meio do site www.redemineiradecultura.ning.com. Para participar da indicação e posterior votação, os interessados do setor audiovisual mineiro deverão se cadastrar na rede e validar seu perfil, solicitando, em seguida, participação na comunidade “Indicação e Votação Comissão Filme em Minas”, que será mediada pela Secretaria de Estado de Cultura e por representantes eleitos da sociedade civil. Os participantes poderão fazer até duas indicações para cada uma das duas categorias.
Os nomes escolhidos para participar das Comissões Julgadoras serão divulgados na comunidade e também no site www.cultura.mg.gov.br.