Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Inovação estética e cinematográfica é destaque do final de semana

Jornal O Norte
Publicado em 08/10/2010 às 10:50.Atualizado em 15/11/2021 às 06:40.

O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc apresentam, amanhã, sábado, a mais recente obra do cineasta montes-clarense Carlos Alberto Prates Correia: Castelar e Nelson Dantas no país dos generais (2007). Na forma de um documentário, o diretor relembra o cinema brasileiro produzido em Minas Gerais nos anos de ditadura por ele e por diretores como Joaquim Pedro de Andrade, Andrea Tonacci, Alberto Graça e Schubert Magalhães. Combinando fotografia do cerrado e imagens de arquivo, a produção ganhou o Kikito de melhor filme, no Festival de Gramado.



Para o crítico Leonardo Amaral, o filme é a expressão verdadeira de alguém que tem o cinema como fonte inesgotável de questões, sendo possível extrair dele questões humanísticas e estéticas que desafiam os paradigmas da imagem. Castelar e Nelson Dantas no país dos generais é, fundamentalmente, uma obra pessoal que estimula a viagem pelo cinema brasileiro com as percepções tão humanas e particulares de Carlos Alberto Prates.



No domingo, será exibido Acossado (1959), dirigido por Jean-Luc Godard. Em seu filme de estreia, Godard desconsiderou as formas convencionais e inovou a arte cinematográfica. Em uma narrativa fragmentada, apresenta Michel Poiccard, um típico ladrão parisiense e admirador de Humphrey Bogart.  Ao longo da trama, ele se envolve com a jovem norte-americana Patrícia, que o ajudará a escapar da polícia. Um filme de perseguição espirituoso, romântico e inovador, que abriu as portas para a nouvelle-vague.



Para o crítico Luiz Zanin Oricchio, a história interessa muito menos do que a maneira de contá-la, e Acossado é, acima de tudo, a celebração do prazer de inventar. Com roteiro de François Truffaut, o filme é uma verdadeira obra-prima da cinematografia francesa e mundial.



PRÓXIMAS ATRAÇÕES:



16/10 - Léolo (1992), dir: Jean-Claude Lauzon.



17/10 - Os Incompreendidos (1959), dir: François Truffaut.



23/10 - Antes da Chuva (1994), dir: Milcho Manchevski.



24/10 - Hiroshima, meu Amor (1959), dir: Alain Resnais.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por