Adriana Queiroz
Repórter
Os espetáculos de improviso que fazem sucesso no teatro, na internet e na televisão inspiraram seis atores montes-clarenses que sobem ao palco do Centro Cultural Hermes de Paula neste fim de semana. O público vai se deparar com algo diferente. Eles serão desafiados a encarar os chamados jogos de improviso, brincadeiras que exigem encenação, raciocínio rápido e muita criatividade.
Isso mesmo. A Cia de Humor Incenicamente Sânicos se apresenta neste sábado com sessão às 19h e às 21h e no domingo, às 20h, no Centro Cultural Hermes de Paula l, o espetáculo de improviso Imprevisto.
Divulgação
No elenco, Vítor Oliveira, Giovanni Fernandes, Léo Ribeiro, Rodolfo Moraes, Afonso Júnior e Clever Oliveira.
- Faço teatro há 08 anos. Fui convidado para participar de um grupo da cidade chamado Grande Palco, fiquei lá por sete anos a partir deste ano, estou junto à companhia de humor Incenicamente Sânicos - diz Vítor.
Vítor garante que a Cia, formada por apenas homens, foi mera coincidência.
- A gente já apresentou esse projeto antes com outro nome, os Caras de Pau, e na antiga formação, tinha uma atriz. Só que na mudança do grupo acabou ficando somente os homens - conta.
Vítor aposta na receptividade da plateia, com seu formato diferente, e está confiante de que irão mostrar um humor inteligente ao mesmo tempo em que fala com todo o mundo.
- É um estilo de teatro que estamos fazendo que se chama teatro esporte. São dez jogos de improvisação e cada um desses jogos tem um desafio diferente. O mais interessante é a participação da plateia do começo ao fim do espetáculo. O público é quem vai escolher o local que vai acontecer a cena, a situação, e a gente costuma falar que cada sessão é a estreia de um espetáculo que não vai acontecer mais - diz.
Teatro Desporto
A ideia de competição aliada à espontaneidade e à variabilidade das cenas fazem do Teatro Desporto um formato de sucesso perante o público, que se vê envolvido num espetáculo interativo, emocionante e imprevisível. Os resultados são hilariantes, e as cenas pouco convencionais.
O Teatro Desporto nasceu nos anos 60, quando o inglês Keith Johnstone. Em 1971, Johnstone deixou Inglaterra e partiu para Calgary, no Canadá, onde encontrou mais espaço para desenvolver o conceito de Teatro Desporto. A partir daí, a modalidade foi conquistando adeptos, e os grupos de Teatro Desporto foram aparecendo e ganhando fama pelo mundo fora.
DESAFIOS E PROJETOS
Enquanto existirem artistas dispostos a enfrentar a falta de condições e a incompetência dos poderes públicos, a cultura do Norte de Minas ainda respira. E para o grupo, há muito que fazer pela arte em nossa cidade.
- Isso chega a desanimar quando a questão é apoio e falta de espaço. Só que nesse formato do espetáculo, a gente não tem tanta necessidade de um cenário, desse palco italiano que é apresentado na cidade, essa caixa. Mas nossas reuniões acontecem nas casas dos membros do grupo. Essa é uma das dificuldades. Não ensaiamos, chamamos isso de treino, nós atores passamos a ser jogadores. Daqui para frente, vamos continuar com o projeto Imprevisto por algum tempo e a cada sessão temos uma novidade. Aí não fica cansativo - observa.
Em julho, o grupo vai atuar com stand up, onde o humorista não conta piadas conhecidas do público com textos originais, normalmente construídos a partir de observações do dia a dia.
- Como a gente lida com frases que a plateia sugere, não tem como editar. Claro que tem o bom senso, mas é um risco que acontece, lembramos que o espetáculo é para maiores de 14 anos - finaliza.
Serviço
A Cia. de Humor Incenicamente Sânicos - espetáculo Imprevisto
Sábado às 19h e às 21h
Domingo, às 20h
Centro Cultural Hermes de Paula
Informações e vendas de convites na Rua Cel. Antônio dos Anjos, 119 e na portaria ou pelo telefone (38) 9172-4740.
