Os grupos de Seresta e Coral, fazem parte do projeto cantar do Sesc de Montes Claros. Os grupos são formados pela terceira idade e demonstram grande amor a música.
De acordo com a técnica de educação Rosiene Ferreira Silva, o Coral Manoel Meira estava desativado por um tempo. Só agora no mês de dezembro que o coral está iniciando novas apresentações como forma de retorno.
- Os grupos possuem o intuito de agradar a todos os públicos com suas músicas. Independente da faixa etária. O coral está retornando as suas atividades e ainda passa por um momento de adaptação. Cerca de 50 integrantes fazem parte da seresta, e ainda enfrentam fila de espera, diferente do coral que ta com cerca de 35 pessoas. Os grupos possuem roupas personalizadas para as apresentações, afirma.
Rose explica que o coral e a seresta são diferentes. O coral surgiu em 1993, formado por um grupo de amigos que se reuniam no Sesc, onde praticavam diversas atividades recreativas.
- Inicialmente o coral era denominado de “Coral Rosa Mística”, quando o coordenador Manoel Meira faleceu, os participantes resolveram homenageá-lo. Atualmente o coral é formado por 35 membros do Grupo da terceira idade do Sesc, onde suas apresentações acontecem nos mais diversos espaços, desde escolas a instituições públicas, praças, igrejas, homenagens, comemorações festivas com muitas músicas natalinas, cancioneiro popular, erudito e seresta, diz.
A técnica em Educação diz que com o grupo de serestas, os 40 componentes da terceira idade compõem o grupo desde 2002.
- A seresta se apresenta por meio do projeto cantar, de cunho social, que cria uma oportunidade para promoção de intercambio cultural entre os integrantes, buscando o crescimento pessoal e a melhoria da qualidade de vida em uma convivência ativa e saudável. As apresentações acontecem em núcleos de arte musical das escolas, faculdades, instituições, praças, comemorações e outros, conta.
Para convidar algum dos grupos fazer parte de um evento, é necessário encaminhar um oficio para o Sesc de Montes Claros, por pelo menos 15 dias de antecedência. Outras informações (38) 3221–1018. (MT)