A prefeitura de Montes Claros, por meio da secretaria de Cultura, apresenta a I Expocerrado - Exposição de Artes Plásticas seguida de Leilão. Com esta iniciativa, pretende-se estimular e difundir a produção artística da região, inclusive para artistas iniciantes, sejam jovens ou não. O evento será realizado durante as comemorações da 20ª Festa do Pequi, de 20 a 27 de novembro, no Montes Claros Shopping Center.
A exposição tem como objetivo principal incentivar, reconhecer e divulgar a produção cultural dos artistas, permitindo, também, o reconhecimento por meio da venda em leilão, da sua obra. Visa ainda à preservação do bioma e a cultura do cerrado através de manifestação artística. Serão aceitos trabalhos nas categorias: pintura, escultura, gravura, desenho e arte digital. As pinturas sobre tela, papel ou outra superfície poderão ser realizadas em óleo, acrílica, aquarela, guache e outros materiais. Por arte digital entendam-se os trabalhos realizados por meio eletrônico, como desenho, fotografia manipulada e ilustrações.
As inscrições vão até o dia 12 de novembro no centro cultural Hermes de Paula. As obras selecionadas deverão ser apresentadas em condições plenas de serem expostas em galeria; as telas deverão ter, no máximo, 2 metros quadrados de área, em moldura ou painel.
A I Expocerrado do Norte de Minas terá uma única fase classificatória, na qual serão escolhidos 30 trabalhos: 20 na categoria profissional e 10 na categoria novos talentos. A classificação levará em consideração a originalidade, criatividade, linguagem estética, contemporaneidade e discurso visual ou mensagem. De acordo com o secretário de Cultura, Ildeu Braúna, a Expocerrado faz parte da iniciativa de recuperação de algumas parcerias.
- Vamos ter como curadora desse leilão e exposição a jornalista Felicidade Tupinambá, que veio a agregar as parcerias firmadas com a sociedade dos artistas da cidade. Nós estamos retornando o que ficou por muito tempo esquecido e procurando abrir novos caminhos - finaliza.