Ana Maria Santos
Colaboração para O NORTE
O coral da Santa Casa de Montes Claros foi fundado há dois meses, com a proposta de proporcionar à equipe de colaboradores a oportunidade de praticar uma atividade laboral, visando despertar o espírito lúdico e artístico dos funcionários, além de facilitar o entrosamento entre as várias equipes de trabalho e a Instituição. As aulas teóricas e práticas são realizadas desde o dia 8 de julho, e tem revelado talentos entre funcionários do corpo clínico e áreas assistencial e administrativa.
COMPOSIÇÃO
O grupo composto por 40 vozes prepara para a primeira apresentação, um repertório variado, com clássicos da música erudita e popular, além de canções solo, duetos e coral, interpretando canções de Chico Buarque, Tom Jobim, Roberto Carlos, Villa Lobos, além da versão em português da peça “O Fantasma da Ópera”, e composições de domínio popular.
A regência do corpo de coral é feita pela professora do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, Vera Tatiana Alencar, com formação acadêmica em artes, e iniciação na música aos sete anos de idade. O acompanhamento instrumental será feito pelo pianista e professor de piano e teclado, Carmerindo Miranda Júnior.
Para a regente, a formação de um coral nas empresas vai muito além do entretenimento, e pretende voltar as pessoas para o verdadeiro valor da arte e da música, revelar talentos para a sociedade e aliviar a tensão e o stresse gerados no ambiente de trabalho. “A integração de funcionários nos corais de empresas, além de estimular a socialização e satisfação pessoal, atua também como fator de responsabilidade social, melhorando a qualidade de vida dos participantes”, avalia.
INTERPRETAÇÃO
Entre os componentes, a expectativa é despertar emoção no público montes-clarense, por meio da interpretação de clássicos da música brasileira e mundial. Para a cirurgiã dentista Ágda Leite, o coral representa a realização de um sonho, que agora se concretizou. “A primeira apresentação promete levar a nossa sensibilidade e expressão de sentimentos através da música, difundir o nosso trabalho e presentear a sociedade norte-mineira com um espetáculo de alto nível cultural, digno do nosso povo”, afirma.
ESPETÁCULO
A apresentação será realizada hoje, às 20h, no Auditório do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, na Avenida João Chaves, 438, Jardim São Luiz. A entrada é gratuita.