Logotipo O Norte
Quarta-Feira,12 de Novembro

Homens-bicho

Jornal O Norte
Publicado em 25/03/2011 às 10:32.Atualizado em 15/11/2021 às 17:24.

A galeria de arte da companhia energética de Minas Gerais - Cemig abre, a partir do dia 30 de março (quarta-feira), a exposição Aquário de animais, da artista Tatiana Cavinato. Os trabalhos foram selecionados através da 20ª Concorrência de Talentos da Cemig.



Em Aquário de animais, a artista apresenta pinturas recentes em que seres exóticos e animais são envolvidos em situações e ambientes ora completamente coloridos e psicodélicos, ora sombrios e frios.



Tatiana Cavinato conta que o título da exposição surgiu de um comentário do irmão sobre uma música de Camille Saint-Saëns, compositor e pianista francês (1835 - 1921), que estava em um álbum infantil com canções para vários animais. Achei curioso aquele nome, fui pesquisar e descobri que o nome da música era, na verdade, ‘Carnaval dos animais’. Mas aquário, e dos animais, essa redundância em tom tridimensional, me levou a outros pensamentos. A tentativa de recriar um mar no meio do espaço e com isso poder conectar-se a ele na paisagem artificial, ultra-colorida e brega, humana. Pinturas, animais no aquário, não só peixes, mas pessoas e cachorros flutuantes tentando respirar. O de dentro e o de fora, dentro de outro lugar, um portal, pontos de vista, explica.



De acordo com a artista, as pinturas apresentam encontros de seres e elementos da natureza construída - o novo e o antigo homem se misturam, homem-bicho, homem-coisa, um ser que surge da infinidade de possibilidades com as quais o ser humano se depara todos os dias. Gula, dentes e pulsões, instintos básicos e atemporais, evidenciando aspectos inerentes à investigação da condição humana.



Em trabalhos expostos anteriormente, a predominância era do desenho com poucas cores, poucos traços. Já nesta fase, meu interesse continua sendo a figura humana, mas a cor e a matéria me possibilitaram penetrar outros espaços. Pintura é excitante como um jogo, em que se acumulam partidas, estratégias e blefes, até se chegar a algum ponto. Esse acúmulo me interessa, a gestação e o berro, afirma Tatiana Cavinato.



Em relação à expectativa de reação/recepção do público, Tatiana acredita que o mais interessante está no fato de que alguns gostam muito e outros detestam. Poucos sabem descrever o que sentem. A compreensão das obras não se encontra no domínio das palavras, mas de alguma forma as pessoas se reconhecem nos trabalhos, alguma reação é sempre despertada.






SOBRE A ARTISTA



Tatiana Cavinato é natural de Belo Horizonte e graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Uemg.



Foi selecionada no II Salão dos Artistas sem Galeria, promovido pelo Mapa das Artes de São Paulo, com participação em duas exposições coletivas na Galeria Berenice Arvani e Casa da Xiclet em SP (2011). Realizou exposições individuais Self Service (2009), na Galeria de Arte da Copasa, e Matei por amor (2008), no Instituto Cultural Cida Brizola. Participou de edições do Kaza vazia, iniciativa envolvendo vários artistas e que promoveu intervenções em espaços públicos de BH.



Este ano, a artista já tem agendada uma exposição individual na Central Galeria de Arte Contemporânea de São Paulo e duas exposições no Centro Cultural da UFMG.


 

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por