Hoje é dia de Reinado de São Benedito

Jornal O Norte
17/08/2007 às 11:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:13

Nesta sexta-feira, 7, acontece pela manhã o reinado de São Benedito, quando a cor rosa invade as ruas de Montes Claros. O cortejo que acompanha o reinado sai do Automóvel Clube, a partir das 09h, percorre várias ruas até a Igrejinha do Rosário. Catopês, marujos e caboclinhos, com suas cores, danças, músicas e fitas, mais uma vez saem às ruas numa demonstração de fé, religiosidade e tradição.

O rei é João Victor Rodrigues Pimenta de Carvalho e a rainha é Tamara de Carvalho Colares Moreira. À noite, na Igrejinha do Rosário, os grupos se reúnem para o levantamento do mastro do Império do Divino Espírito Santo.

No auditório Cândido Canela do Centro Cultural, prossegue o Encontro Cultura Popular e Educação, com o tema Reinvenção Solidária - Pluralismo e Diálogo Entre Culturas. Fazem palestra nesta sexta-feira, Valéria Martins, falando sobre Redes de Culturas Populares; Walter Roberto Malta, que fala sobre Cultura e Economia Solidária na Cena Cultural Brasileira; Maurílio Lima, falando sobre A Experiência do Projeto Viva o Vale; Ângela Vale, A Articulação Cultural do Povo Que Mora no Vale, e Erick S. Krulikowski, que fecha o encontro falando sobre Sustentabilidade de Redes.

SHOWS

À noite, na Praça da Matriz, começam os shows do 29º Festival Folclórico de Montes Claros, com a presença de vários grupos de cultura popular da região. A partir das 19h, se apresentam Batuque Quilombo de Maravilhas (da cidade de Catuti); Batuque de Brejo dos Crioulos de Araruba (de São João da Ponte); Samba e Folia Quilombo Rio das Rãs (de Matias Cardoso) e Terno Mirim de Folia de Reis e Sapateado Caipira (de Montes Claros).

Além dos grupos das cidades vizinhas, se apresentam também Gabriel Guedes, considerado hoje um dos maiores multiinstrumentistas do país, e Orquestra de Rabecas do Sertão, o grupo Suíte para os Orixás e o cantos e compositor Pedro Morais.

De acordo com Gabriel Guedes, a importância desse encontro no palco é unir a Índia e o sertão, através dos sons da cítara e das rabecas, que são parecidos. Gabriel gravou O Tropeiro, música de seu avô Godofredo Guedes, com participação de Milton Nascimento e Beto Guedes, usando a cítara e a viola caipira. Todos os shows começam a partir das 19h, na Praça da Matriz.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por