Grupo Nômades: a arte do Vale do Jequitinhonha na 6ª Mostra de Teatro

Jornal O Norte
11/07/2007 às 11:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:09

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

A 6ª Mostra de Teatro de Montes Claros, que começou no dia 06 de julho e vai até o dia 29, traz aos palcos o grupo Nômades, de Salinas, Vale do Jequitinhonha, que apresenta dois espetáculos: a comédia As peripécias da véia, em duas sessões, na terça-feira, e, nesta quarta, o drama romântico, Pacto, também em duas sessões, às 19h e 21h.

O grupo Nômades é o único representante do Vale do Jequitinhonha na Mostra e, nos dois espetáculos, traz a leveza poética e a criatividade típicas dos artistas da região.



No espetáculo apresentado na noite de ontem, o ator João André faz um solo teatral, cujo texto foi escrito em 1989, inspirado nas eleições para presidente da República e na acirrada disputa entre Lula e Collor. O ator de Minas Novas, Vale do Jequitinhonha, ensina o povo a votar usando a cédula e, apesar de a idéia parecer um tanto superada, já que, atualmente, as urnas são eletrônicas, o texto é sempre adaptado ao momento, sem, entretanto, perder sua estrutura.




A atriz Lema Guimarães e o ator João André, do grupo Nômades,


são atração na noite desta quarta-feira, na 6ª Mostra de Teatro


de Montes Claros (foto: Wilson Medeiros)

- A peça já foi apresentada em mais de 52 cidades e, em cada uma delas, inserimos um elemento que lhe é característico, de forma que a personagem possa interagir com o público de maneira direta e factual. O interessante, nesse processo, é que o espetáculo se renova a cada apresentação – explica o ator.

Em Montes Claros, a novidade do texto foi o sesquicentenário da cidade. Destaque para a interpretação de João André, que mantém a atenção da platéia por cerca de 80 minutos, em um monólogo hilário e que propõe a reflexão.

Na noite desta quarta-feira, a atração é a peça Pacto, uma encenação poética cujo texto foi extraído do livro Pacto Sob Outono, com participação do ator João André e da atriz e poeta Lena Guimarães, que também é autora do livro.

Atriz há mais de 20 anos, Lena Guimarães é a personagem central do drama, cujo roteiro, assim como o livro, prioriza o amor em suas várias vertentes, mantendo a dualidade de sentimentos antagônicos e o movimento cíclico que marca a produção literária da escritora salinense.

Na peça, enquanto a personagem vivida pela atriz recita seus versos, o ator João André vai lhe cercando com cacos de vidros, até que fique presa em um círculo. Para se libertar, em um final surpreendente, a atriz anda descalça sobre os cacos, enquanto recita os últimos versos. O grand finale é o ator deitado sobre os cacos enquanto a escritora anda sobre seu corpo.

Lena é autora dos livros Pelos campos de Alvarrã (1995), Sempre será uma vez (1998), No Jequi tem Sal (2001), pela Rona Editora, e Pacto sob Outono (2006), produzido por Vinícius Veloso e integrante do projeto Folhas de Versos - que também inclui oficinas de teatro -, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e viabilizado pela Datamed/BH.

Como atriz, participou de outros grupos de teatro e, numa temporada de quatro anos em Montes Claros, atuou ao lado de diversos atores, a quem tem como destaque o ex-colega de palco, Eduardo Brasil.

Com duração de 35 minutos, o espetáculo Pacto acontece hoje, com sessões às 19h e às 21h, dentro da 6ª Mostra de Teatro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por