Grupo Maria Cutia se apresenta no feriado de 1º de maio

Jornal O Norte
Publicado em 28/04/2011 às 10:59.Atualizado em 15/11/2021 às 17:26.

O grupo Maria Cutia se apresentará no dia 1º de maio, às 10hs, na Praça da Matriz, na programação das comemorações dos 50 anos do Celf - conservatório estadual de Música Lorenzo Fernandez.



Divulgação


null



Além de Montes Claros, o grupo vai viajar pelo Vale do Jequitinhonha com o espetáculo Na Roda. Os eventos serão realizados em praças públicas ou em escolas, gratuitamente. Na Roda está no repertório do grupo desde 2006 e já foi apresentado mais de 300 vezes e assistido por um público de mais de 50 mil pessoas.



Maria Cutia se apresentou no mês de março, em sua primeira turnê internacional para um público de mais de 12 mil pessoas nos países africanos de Língua Portuguesa (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique). A turnê do grupo pela África foi promovida pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores.



- Um dos objetivos do projeto era a difusão da língua portuguesa e da cultura brasileira e nós, como temos como uma das frentes de pesquisa as tradições brincantes brasileiras (principalmente do Vale do Jequitinhonha e do Norte de Minas), fomos convidados justamente por isso: pela brasilidade presente no espetáculo Na Roda – conta a atriz Mariana Arruda.  Agora, a trupe de brincantes retorna ao Vale do Jequitinhonha, onde colheu tantas canções e histórias do seu repertório.



A turnê Vale do Jequitinhonha do grupo Maria Cutia foi contemplada pelo Prêmio Artes Cênicas na Rua da FUNARTE e passará por Caraí, Almenara, Chapada do Norte e Palmópolis. Além das cidades, o grupo apresentará espetáculos em alguns dos distritos de cada município - lugarejos que talvez nenhum grupo profissional de teatro tenha ido.



-Este projeto é um sonho antigo do grupo. Nós construímos o espetáculo com as músicas que foram colhidas nestas cidades e agora nossa idéia é, humildemente, oferecer nossa criação a estas pessoas que generosamente nos ensinaram que nossa cultura, nossos costumes e olhares são universais, explica o ator Leonardo Rocha. Assim como todos puderam acompanhar a viagem pela África pelo site, histórias e relatos do Vale também estarão em: www.mari-acutia.com.br



Além das cidades previstas pelo projeto contemplado pela Funarte, o grupo Maria Cutia estende sua estadia pelo Norte de Minas, apresentando-se em outros municípios, como Montes Claros, São Francisco, Januária, Itaobim, Salto da Divisa, Rubim, Jordânia e Jequitinhonha.



Após a turnê, o Grupo Maria Cutia se concentrará em sua nova montagem. Um espetáculo que será criado a partir da obra do Shakespeare e sob a direção de Eduardo Moreira (do Grupo Galpão).



 


MARIA CUTIA



O Grupo Maria Cutia foi criado em 2006, na cidade de Belo Horizonte e dedica-se à pesquisa do teatro de rua. Formado pelos atores-palhaços-músicos-brincantes Mariana Arruda, Leonardo Rocha, Marielle Brasil e Hugo Araújo, o grupo tem em repertório: o espetáculo brincante Na Roda e Concerto em Ré - espetáculo cênico-musical de palhaços, além do espetáculo coletivo Pot Pourri Cômico feito em parceria com o Teatro Terceira Margem e artistas convidados. Atualmente, o grupo tem como frente de pesquisa: o palhaço; a máscara expressiva; e a música-em-cena (em todos os espetáculos, a música é executada ao vivo pelos atores e, a partir dela, o jogo cênico é construído).


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por