Grupo Fitas se prepara para as Festas de Agosto

Jornal O Norte
17/07/2007 às 15:48.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:09

Criado há pouco mais de um ano,


o Grupo de Tradições Folclóricas Fitas


ensaia seus bailados para


se apresentar nas festividades


do mês de agosto, em Montes Claros



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Com a aproximação do mês de agosto, os grupos folclóricos da região se preparam para as festividades, que acontecem em várias cidades da região. Em Montes Claros, as Festas de Agosto mobilizam toda a comunidade, que sai às ruas para assistir aos cortejos dos ternos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, e, também, participar do Festival Folclórico, que acontece na Praça da Matriz, com shows musicais, representações folclóricas e barraquinhas de comidas e bebidas típicas.

È o momento de os grupos folclóricos prepararem suas vestes, ensaiarem os bailados, para se apresentar durante os festejos de agosto. Montes Claros é famosa pela qualidade e criatividade de seus grupos e, nesse ano, conta com mais um integrante, o Grupo de Tradições Folclóricas Fitas.

Segundo o diretor, Enio Thalles Batista de Faria, o grupo foi criado em 2006, motivado pelo amor à cultura brasileira, em especial à cultura mineira.

- Criamos o grupo Fitas porque sentimos a necessidade de divulgar cada vez mais nossa tradição. Nosso intuito é o de cultivar e representar o que nossos antepassados nos legaram, proporcionando informação cultural através da alegria e descontração das danças brasileiras – explica o diretor.

Enio Thalles dia que a proposta do Grupo Fitas é manter, incentivar, divulgar e apoiar o culto folclórico de todas as regiões brasileiras, exaltando o conteúdo cultural, com ênfase no folclore mineiro.

- Todo nosso trabalho é respaldado por pesquisas de projeção folclórica. O balanço das saias, os fortes sons dos tambores, as fitas coloridas, o canto, a poesia, tudo nos leva a aproximar o presente do passado e difundir a cultura que encanta e ensina gerações inteiras – ressalta Enio.

O Grupo Fitas foi uma das atrações da festa em homenagem aos 150 anos de Montes Claros, promovida pelo O Norte, no dia 09 de julho, no Automóvel Clube de Montes Claros.

Entre as tradições folclóricas e culturais representadas pelo Fitas, se destacam o Maracatu e o Jongo. O Maracatu é um cortejo de negro típico do estado de Pernambuco, cuja origem remonta ao período colonial e varia em dois ritmos, o Baque Virado e o Rural. Segundo Enio Thalles, o Grupo Fitas apresenta o Maracatu do Baque Virado, que se caracteriza pela indumentária rica em adornos, rendas, bijuterias e tecidos brilhantes, que, no período colonial, era doada pelos senhores de escravos.




Grupo Fitas, em apresentação na festa dos 150 anos de


Montes Claros, promovida por O Norte (fotos: Wilson Medeiros)

O Jongo é uma manifestação cultural essencialmente rural, associada à cultura africana no Brasil e que influi poderosamente na formação do samba carioca e na cultura popular brasileira como um todo.

Aparentado das chamadas danças de umbigada, o Jongo foi trazido ao Brasil por negros seqüestrados nos antigos reinos de Angola e do Congo e se caracteriza pela evocação de símbolos cabalísticos e rituais ligados à fogueira e à bananeira, entidades que, junto com os tambores e cantos, propiciam a ocorrência de fenômenos supostamente paranormais.

Tendo as duas danças como carro-chefe de suas apresentações, o Grupo Fitas é uma das atrações do Festival Folclórico, que acontece dentro da programação das Festas de Agosto e, no próximo domingo, 22, da Festa Cultural de Itacambira.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por