Fabíola Dourado
Repórter
O grupo Fibra, que completou 30 anos de teatro, encerra a terceira edição do projeto cultural Expresso Sertão III no próximo fim de semana, em Montes Claros.
No sábado, o grupo apresenta a peça Brincando de Brincar III no espaço Wilson Adão, no bairro Morada do Parque, às oito da noite, na festa em homenagens as mães. De acordo com o presidente a associação Josecé Alves o evento será um momento histórico para o bairro. “Tem 23 anos que eu moro aqui e esta é a primeira vez que teremos um grupo de teatro profissional apresentando de graça para as famílias. A expectativa é muito boa. Acredito que cerca de 1500 pessoas vão assistir à peça.” – enfatiza Josecé.
DIVULGAÇÃO
Já no domingo os integrantes do grupo fibra apresentam a peça Vem ver boi no Espaço Fibra de Cultura, no bairro Alto São João, ás sete da noite.
A caravana cultural percorreu este ano os municípios de São Romão, Bocaiuva e Montes Claros com apresentações dos espetáculos e oficinas. O projeto aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura do Estado de Minas Gerais tem patrocínio da Transnorte e toda a programação foi gratuita.
Para a diretora do Fibra, Terezinha Lígia, o trabalho do grupo está cada dia mais reconhecido. “O Expresso Sertão IV já foi aprovado e praticamente captado. É uma forma de provar que os 30 anos de muita luta estão sendo reconhecidos. Ficamos muito felizes com o resultado deste projeto. Só temos a agradecer aos parceiros e principalmente ao público que respeita e admira nosso trabalho.” – conclui Lígia.
A última oficina do projeto será executada na próxima semana, de segunda a sexta-feira, na Escola Estadual Irmã Beata para 25 adolescentes da região do Grande Santos Reis. Serão 4 horas de oficinas diárias.
O oficineiro Rops Malungo, que mora em Belo Horizonte há 10 anos, apresenta para meninos e meninas cada um dos instrumentos utilizados no maracatu e ensina algumas variações rítmicas. Ao final da oficina os alunos já saem executando vários baques.