A magia e a beleza da dança na mais perfeita harmonia. São dois espetáculos em única apresentação
Jerúsia Arruda
Repórter
jerusia@onorte.net
Depois de mais trinta dias percorrendo o interior de Minas Gerais com os espetáculos Parabelo e Lecuona, apresentados em cinco cidades para um público de aproximadamente onze mil e quinhentas pessoas, o Grupo Corpo Companhia de Dança chega a Montes Claros, onde encerra a turnê inédita, com uma única apresentação no Ginásio Poliesportivo Presidente Tancredo Neves.
Com balés cheios de referências à cultura brasileiras e coreografias desconcertantes, o Grupo Corpo é reconhecido no Brasil e no exterior como uma das mais importantes companhias de dança contemporânea
(foto: divulgação)
Formado há 32 anos, o Corpo é a maior companhia de dança contemporânea do país e um dos melhores do mundo. O diretor Paulo Pederneiras diz que a turnê é a realização de um sonho antigo do grupo, que sempre quis levar os mesmos espetáculos apresentados nos principais teatros do mundo para o interior mineiro. Segundo ele, a oportunidade surgiu há cerca de um ano, quando o Grupo decidiu recusar convites para apresentações internacionais e reservar datas para realizá-las no Brasil, a preços populares.
- A companhia realiza uma média de 80 espetáculos por ano, sendo 60% das apresentações fora do Brasil. Há mais de dez anos o Corpo não se apresenta em nenhuma cidade do interior mineiro, o que torna esse projeto ainda mais prazeroso – ressalta.
Pederneiras diz que há um distanciamento significativo entre a formação cultural do interior do estado em relação à capital e ressaltou a importância em criar oportunidades de acesso aos espetáculos para população do interior.
A turnê teve início em 28 de abril, contemplando a região de seis cidades-pólo do interior do estado. A primeira apresentação foi em Poços de Caldas, em seguida, São João Del-Rei, Ipatinga, Uberaba e Juiz de Fora. Montes Claros é a última cidade do circuito, com uma única apresentação do dois espetáculos Parabelo e Lecuona.
Paulo Pederneiras diz que a montagem Parabelo foi escolhida por ser uma das coreografias mais brasileiras e regionais do grupo; e Lecuona (2004), por ser uma das mais representativas.
Parabelo (1997) tem coreografia de Rodrigo Pederneiras, música de Tom Zé e Zé Miguel Wisnik e iluminação de Paulo Pederneiras. Criada por Rodrigo Pederneiras, a montagem inspirada no sertanejo dialoga harmoniosamente com as temáticas contemporâneas.
Lecuona (2004) é um espetáculo instigante que leva o espectador a experimentar sensações e sentimentos, que vão da calma à extrema euforia. A montagem tem coreografia de Rodrigo Pederneiras; músicas de Ernesto Lecuona (1895-1963); cenografia de Paulo Pederneiras; figurinos de Freusa Zechmeister; iluminação de Paulo Pederneiras e Fernando Velloso.
____________________________________
Grupo Corpo
Espetáculos Parabelo e Lecuona em Montes Claros
Data: 2 de junho
Horário: 20h
Local: Ginásio Poliesportivo Presidente Tancredo Neves
Endereço: Av. Lagos Três Marias, s/n. Bairro Monte Carmelo
Telefone: (38) 3229-3448
Ingressos
R$10,00 – inteira
R$5,00 – meia
Posto de venda: Centro Cultural Hermes de Paula