Homenagens e apresentações marcam os dez anos do grupo de dança Compassos, da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros. Integrante das comemorações da primeira década de existência do grupo, nesta quinta-feira, às 20 horas, será realizada no Centro Cultural Hermes de Paula, uma sessão solene com homenagens, exposição fotográfica e apresentação de um “pout-pourri” dos espetáculos encenados pelo grupo ao longo de sua carreira.
Divulgação
O grupo conta com 20 dançarinos, sob coordenação das professoras Elisângela Chaves, Janice Guimarães Carvalho e Fernanda de Souza Cardoso
Entre os homenageados está o reitor da Unimontes, professor Paulo César de Almeida, que, ainda em sua primeira gestão, em 2003, institucionalizou o Grupo Compassos como projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão. Integrantes da administração, patrocinadores e pessoas da comunidade ligadas ao grupo também participarão das homenagens.
O GRUPO
Composto por acadêmicos de diferentes cursos, professores e egressos da Unimontes, além de pessoas da comunidade em geral, o Grupo Compassos tem como proposta “vivenciar a produção artística livre como exercício da cidadania”.
A professora Janice Guimarães Carvalho, uma das coordenadoras da companhia, salientou que através da divulgação da dança e da arte produzida no âmbito da universidade, o grupo alcança não somente o público de Montes Claros, mas também de outras regiões de abrangência da instituição em Minas Gerais.
Nesta primeira década, cerca de cem pessoas atuaram pelo Compassos. A atual formação conta com 20 dançarinos, sob coordenação das professoras Elisângela Chaves, Janice Guimarães Carvalho e Fernanda de Souza Cardoso.
ESPETÁCULOS
Entre as produções artísticas durante estes dez anos estão os espetáculos “Encerrados”, em 2002, mostrando a vida do cerrado norte-mineiro; “Retratos”, em 2005, analisando a vida moderna e o cotidiano; “Passiflora Incartada”, em 2007, retratando a paixão simbolizada pela flor do maracujá; e “Ser Tão Mulher”, em 2008, que integrou o seminário internacional Guimarães Rosa.