Paula Machado
Repórter
Os alunos dos primeiros e terceiros anos do colégio Tiradentes, da polícia militar, organizaram na Feira de Ciências deste ano, homenagem ao grande artista da terra Godofredo Guedes. Durante o decorrer das aulas de História, como conta a professora e idealizadora do projeto, Maria Rejane Rodrigues Ruas Colares, os alunos aprenderam mais sobre a vida de Godô, suas músicas, suas artes, sua árvore genealógica.
- Os alunos adoraram a idéia do projeto. Ficaram muito animados. Eles aprenderam muita coisa. Queriam até trazer Beto Guedes aqui na escola – conta ela, animada e aos risos.
Como Rejane explica, o projeto nasceu da idéia de se comemorar o centenário de Godô, que foi completado em agosto, e da representatividade desse cidadão honorário para a cidade.
- É preciso trazer temas novos aos alunos. Eles se empenharam muito para realizar esse projeto. Estão todos de parabéns. Ficou um trabalho excelente. No dia 29 eles apresentaram a música “Cantar” de Godofredo. Foi muito bonito. Ainda mostraram a população slides com as artes dele – explica.
Ela ressalta que o apoio da família Guedes e de Walkíria Braga, uma das organizadoras do Centenário de Godô foi de grande importância para a realização do projeto. Foram cedidos DVDs, e-mails e imagens, várias informações sobre o mestre.
- Estudar a cultura montes-clarense em sala com os alunos é essencial, pois é uma forma de ampliar o conhecimento desses pequenos cidadãos e ajudar na formação dos mesmos. É uma maneira de valorizar a cultura e os costumes locais – afirma a professora Rejane.
CIDADANIA
Para os alunos não é diferente. Eles gostam de aprender mais sobre a cidade em que vivem e sobre os nomes que fizeram a cultura de Montes Claros, como por exemplo, o homenageado do projeto, Godofredo Guedes.
(foto: PAULA MACHADO)
O exemplo de Godofredo ultrapassa o
tempo e conquista os jovens
- Além da inteligência e da criatividade fantástica, ele foi sim um cidadão importante para cidade. As pesquisas que fizemos para o projeto comprovaram isso. E o mais interessante que acho no trabalho dele é que Godofredo fazia tudo com prazer e se considerava a pessoa mais feliz por isso. E é bom fazer as coisas por prazer – explica a estudante Samanta Amarante, do 3º ano A, da escola Tiradentes, para quem Godofredo foi um exemplo cultural para a cidade.
A curiosidade tomou conta das pessoas que passavam pelo stand de Godô. Elas puderam observar fotos do mestre, de alguns membros da família, como Beto Guedes e seu filho, Gabriel. Observaram as obras de arte do mestre e algumas de suas canções.
- Godofredo é um filho da terra, era um ótimo Luthier, um pintor maravilhoso, um excelente cantor e compositor. Promovia várias manifestações musicais como serestas – afirma a estudante do 1º ano A, Déborah de Farias Leles.
A Feira de Ciências do Colégio Tiradentes teve início no último dia 29 com apresentações de trabalhos de campo, onde o tema foi valorizando a vida. Além dos trabalhos foram exibidos filmes em salas de cinemas montadas para a feira, além de palestras, teatro e música.
Nesta terça-feira, dia 30, último dia da feira, foram expostos trabalhos com diferentes temas e aconteceram também eleições simuladas, cujo objetivo era conscientizar a população sobre a importância do voto.
Várias oficinas e atividades como confecções de carteiras profissionais e de identidade, medição de glicose e pressão arterial pelo Hemominas, atendimento jurídico, atividades literárias e de lazer, e a participação do Museu de folclore de Montes Claros – que fez uma exposição sobre a história da cidade, completaram a alegria dos estudantes, dos visitantes e estudantes da escola.