Michelle Tondineli
Repórter
Com o intuito de inovar os acessórios encontrados em Montes Claros, Joanna Ribeiro Nogueira e Janaina Alves Ferreira montaram, há dois anos, o ateliê Ghambiarra, que tem criado as mais diversas formas de acessórios.
De acordo com Janaina Alves, o primeiro trabalho surgiu a pedido de um amigo que necessitava de uma camiseta.
- Sou formada em artes visuais. Recebi uma encomenda de um amigo querendo pintar uma camiseta personalizada e gostei do trabalho. Eu tinha um emprego fixo, que não era na área, aí pedi demissão. Comprei o material e comecei a produção do Ghambiarra - afirma.
Janaina conta que, por enquanto, os produtos são feitos em casa, por falta de condições de alugar ou comprar um local.
- Trabalhamos em casa e nossa divulgação é boca a boca, Orkut, MSN, blog, flick, quase todos os meios virtuais. E gostamos de expor em festas na cidade, como shows de rock e música eletrônica. É difícil manter um ponto fixo. É necessário, mas ainda não temos condições de alugar ou comprar. E, como tudo funciona muito bem virtualmente, mantemos assim - diz.
Joanna Ribeiro fala que o Ghambiarra trabalha com estoque e encomenda, mas atualmente é mais com encomenda.
- O nosso número de clientes é alto. Temos camisetas manchadas, colar de drede, pulseira de La, bambu, pedra, arame, couro e brinco de couro, feltro, toy e arte, chaveiro, caixinhas personalizadas, arte gráfica, cartões postais, imãs de geladeira. Fazemos muita coisa que queremos usar, o que vemos e não tem, ou o que vemos e achamos fácil de fazer. Muita coisa que fazemos parte do nosso gosto particular - afirma.
Janaina e Joanna têm grandes expectativas para 2010.
Janaina explica que os produtos personalizados a gosto do cliente passam por uma pré-produção.
- Fazemos um projeto prévio, mandamos para o cliente e ele aprova. Temos uma procura maior em caricaturas de camisetas, eles procuram muito por ser uma peça única. É difícil trabalhar com arte, porque nunca é certo, não existe aquela coisa fixa no fim do mês. Mas a procura é constante - diz.
Joanna ainda afirma que são desenvolvidos outros trabalhos, como de consultoria.
- Gastamos e investimos muito tempo dando consultoria. Às vezes ficamos uma semana em contato com o cliente, colocando nossa criatividade em prática para a pessoa escolher. Tanto aqui quanto para fora, Pernambuco, Salvador, Florianópolis, Goiás - finaliza.
Outras informações (38) 9903-2343 ou (38) 9921–1594.
GHAMBIARRA NÃO QUER DIZER SERVIÇO MAL FEITO
Fazer artesanato é o que mais agrada Janaina Alves, formada em artes visuais, e Joanna Ribeiro, estudante de publicidade e propaganda. As ideias são muitas e surgem a partir dos mais variados materiais, desde uma tampinha de garrafa até um acessório de desejo.
Segundo Janaina Alves, o nome sempre esteve em mente e quando surgiu a oportunidade do trabalho artesanal não pensou em outro.
- Meu pai costuma muito consertar as coisas. Pensamos bem parecido e brincávamos que ele fazia muita gambiarra. Quando pensei em um nome já sabia, e é um trabalho feito à mão, e o H é para dar um charme - diz.
Segundo Joanna, no início, as pessoas questionavam o nome.
– Elas tinham preocupação de que o nome indicasse ser de qualquer forma, mas não, para nós existe outro sentido, de ser uma coisa adaptada e própria das pessoas. Fizemos luminária de bambu, garrafa de porta-cachaça de bambu - afirma.
Para Janaina, é um prazer poder participar de exposições e eventos.
- Não houve um que recusamos por não querer. Não fomos porque já existia compromisso, tipo um choque de data com uma festa para outra, e nós também trabalhamos ajudando na divulgação - diz.
Joanna afirma que o interesse do público do Ghambiarra já é conhecido pelos organizadores das festas.
- O nosso interesse não tem restrições. Geralmente quem convida já sabe o nosso tipo de público, a maioria das pessoas que compram sabem que somos um atrativo a mais. Algumas festas, quando temos tempo, fazemos uma produção personalizada, como foi a semana do Igor Xavier. Fizemos uma exposição de seis dias. Tinha bolsas com imagem do Igor e de toda a semântica GLBTS - afirma.
Janaina diz que para 2010 as expectativas são as melhores e a pretensão é de não parar o trabalho.
- Em 2010, vamos voltar um pouco para o nosso trabalho, para expor as nossas ideias, deixando um pouco a encomenda de lado. Deixando mais a nossa cara. Estamos investindo em bolsas e outros tipos de acessórios - finaliza.
Mais informações no site www.flicker.com/ghambiarra ou através do e-mail ghambiarra@yahoo.com.br.
