Logotipo O Norte
Segunda-Feira,17 de Novembro

Gentileza gera gentileza

Jornal O Norte
Publicado em 09/02/2010 às 10:48.Atualizado em 15/11/2021 às 06:20.

Gentileza não quer dizer fraqueza, nem é virtude só para mulheres. Gentileza significa cortesia, amabilidade, fidalguia, bom tratamento. Tem um poder muito grande e tem relação direta com a inteligência, bem como denota elevação moral. A gentileza depende do hábito. Há muitas maneiras de adquirir esse hábito, mas precisa ter disciplina e força de vontade.



Valdeir Soares trouxe do Rio de Janeiro para Montes Claros o movimento Gentileza Gera Gentileza, uma ação social, criada para espalhar as mensagens de amor e paz deixadas originalmente por José Datrino, o Profeta Gentileza.



De acordo com Valdeir, a iniciativa quer trazer de volta valores esquecidos como a solidariedade e o respeito ao próximo, incentivando a adoção de pequenos atos de gentileza, ao alcance de todos nós.



- A ideia é que estes pequenos atos, praticados no dia-a-dia, por uma grande quantidade de pessoas, tenham um efeito multiplicador fantástico e possam melhorar a vida de todos nós - diz.



Valdeir diz ainda que conheceu o Profeta e o projeto em 1965, no Rio de Janeiro.



- O profeta era uma figura exótica e contemporânea, que tinha visões na infância e juventude e depois resolveu investir na gentileza. As pessoas devem participar, ter mais gentileza no trânsito, em casa. A cidade é toda planejada, é só seguir. Mesmo os artistas. O projeto gentileza esta aí para abraçar - afirma.



Segundo Valdeir, é fácil participar.



- Deve-se assumir a gentileza como seu padrão de comportamento na sociedade, ser agradável. Educação é o que você foi treinado para fazer, gentileza é querer fazer o bem. Mas, para participar tem que ser gentil consigo mesmo. Andar arrumado, em um bom clima. Quando você se sentir bem você está pronto para entrar no movimento, ressalta.



Os músicos Talita e Gilson, adeptos do projeto, dizem que vários artistas, como Marisa Monte, abraçaram o projeto.



- Ela até fez uma música sobre gentileza. É o segundo mês do projeto na cidade, espelhado no projeto do Rio que já tem 10 anos. Todo mundo deve remar certinho. O movimento também é baseado na confiança que a pessoa tem - afirma a dupla.



De acordo com Valdeir, as pessoas que entram no projeto procuram estudar sobre isso,e querem fazer sempre um pouco mais.



- O restaurante Quintal foi o primeiro lugar que nos deu apoio e quis participar e expor conosco as ideias. Nós queremos envolver as escolas e envolver crianças com peças teatrais. O que nós precisamos é de uma equipe capacitada para nos auxiliar. E, além disso, acredito que todos devem pesquisar e conhecer, saber como agir. O pessoal do Rio vai participar de um programa com o governo na favela, para preparar a todos para a copa do mundo - diz.



A produção de camisetas, fitas, faixas, cartazes e adesivos tem sido feita com o recurso próprio do grupo, que atualmente está sem patrocinadores. Formas de contato com o programa: telefone (38) 9121- 9449, e-mail becodasartes@hotmail.com e comunidade no Orkut Montes Claros com gentileza. Outras informações podem ser encontradas no site do Rio de Janeiro: www.gentileza.net.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por