Michelle Tondineli
Repórter
Galeria de arte é um espaço arquitetônico onde são dispostas adequadamente obras de arte. Os espaços são definidos para proporcionar segurança e uma correta apreciação dos objetos expostos, levando em consideração posicionamento, iluminação e possibilidade de distanciamento e circulação do espectador. Estes espaços são destinados a pinturas, esculturas, instalações e todas as formas de expressão das artes visuais.
(MICHELLE TONDINELI)
O detalhe da arte é destacado desde a entrada da galeria.
Com o intuito de mostrar as pinturas de aquarelas, abstratas e outras, a galeria de arte Clubart realiza neste mês a exposição individual de Célio Barroso, além das exposições coletivas de vários outros artistas. O idealizador da galeria, Ney Antunes, explica que são mais de 250 quadros, com 40 artistas, e um sonho, que vem desde a infância, de ter um lugar para expor a arte.
- Fui programando para que durante os anos a minha galeria fosse da forma que eu planejava. Uma das coisas foi o curso de artes plásticas, quando terminei a graduação resolvi montar a galeria, desde 2006. Logo após, para fazer uma reforma, fiz pós-graduação em artes visuais e aí me senti mais à vontade para trabalhar com as pinturas - afirma.
Segundo Ney, o objetivo principal da galeria é democratizar obras de arte e dar um acesso de compra.
- Os artistas da galeria variam de crianças a adultos, nos mais variados estilos. Com a demanda de obras que tenho, além das minhas temos um quadro para cada artista, em exposição coletiva, até que chegue o dia de sua exposição individual. E infelizmente existe o processo de espera, que dura em torno de 10 meses. A compra dos quadros da galeria é fácil, pois hoje existe cartão de crédito e outras coisas. Os temas expostos são de escolha dos artistas - afirma.
O artista plástico destaca que o tempo de exposição individual é em torno de 30 dias, já os quadros coletivos ficam o tempo determinado pelo artista ou o tempo contratual.
- Pode ser até quando vender o quadro ou só por um ano, um mês, depende muito. O artista não paga nenhuma taxa para expor os quadros, mas ele deve ser responsável pela vernissage e coquetel, além de respeitar as normas da galeria no horário de funcionamento. Normalmente, o artista deixa um curador responsável pela galeria, e eu exijo que seja um curador da cidade. Durante o tempo em que os quadros estão expostos, analisamos se ele precisa de reparos, cuidando da qualidade artística. Ainda não tive que fazer isto - finaliza.
A galeria Clubart fica localizada à Rua Tupinambás, 398, Funcionários. Outras informações pelos telefones (38) 9902-8790 e (38) 3212-1857.