Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

Francisco Dumont recebe Expresso Sertão IV

Jornal O Norte
Publicado em 17/11/2010 às 17:20.Atualizado em 15/11/2021 às 06:44.

O Grupo Teatro Fibra, através do Expresso Sertão IV: 30 Anos de Fibra no Teatro, se apresenta no próximo sábado, 20, às 19 horas, em Praça Pública da cidade de Francisco Dumont, a 115 km de Montes Claros, com o espetáculo “Brincando de Brincar”.



A cidade turística é a terceira a receber o Expresso Sertão IV. A turnê que já se apresentou nas cidades de Joaquim Felício e Bocaiúva, passará também por Lassance e Augusto de Lima. Em Montes Claros a apresentação está marcada para o dia 11 de dezembro, encerrando a turnê.



null


O espetáculo cênico-musical reúne cantos regionais de domínio público, resultante de pesquisa e de conhecimentos transmitidos pelos mais velhos



Sob coordenação geral de Terezinha Lígia, o evento tem como objetivo continuar proporcionando apresentações de qualificação para a população do interior mineiro. “Estamos extremamente satisfeito com a receptividade nas cidades em que visitamos. O Expresso Sertão é um projeto cultural diferenciado que permite à população a possibilidade de assistir a um espetáculo de qualidade e profissionalismo comprovados nestes 30 anos de fibra no teatro”, explica Terezinha Lígia.



BRINCANDO DE BRINCAR



O Espetáculo cênico-musical reúne cantos regionais de domínio público, resultante de pesquisa e de conhecimentos transmitidos pelos mais velhos. Na versão III, a pesquisa se estende e alcança o rico potencial do Vale do Jequitinhonha e se encontra em cartaz desde 2001, com apresentações nas mais diversas regiões do estado de Minas Gerais e em outros estados. O espetáculo é apresentado em quadros: ora interpretados, ora coreografados, com passos legítimos de danças populares brasileiras. A concepção cênica do espetáculo passa pelas linhas; circo, comédia dellárte e farsa. (Com informações Ascom Grupo Fibra)



Cinema Comentado apresenta revisão poética e humana de Kieslowski



O Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc, nesse final de semana, continuam a mostra O Cinema Poético e Político de Kieslowski, acompanhada de uma sessão especial do Cineclube Curta Circuito – é o programa Memória e Cinema: Imagens de Minas.



No sábado, dia 20, serão exibidos mais dois episódios da série “Decálogo”, obra-prima de Krzysztof Kieslowski. Releitura pessoal e filosófica dos 10 Mandamentos, a série reflete o conflito da tradição católica da Polônia com a repressão do regime comunista abalado pelas transformações políticas a partir de 1988. Como as verdadeiras obras de arte, “Decálogo” parte das situações cotidianas e individuais para revelar dúvidas e conflitos universais.



“Decálogo 3”: Respeitar os Dias Santos traz a história de uma mulher que, durante a véspera do Natal, sai em busca do marido desaparecido. Para ajudá-la, procura um antigo amante relembrando, durante o encontro, o relacionamento tumultuado que tiveram no passado.



Já “Decálogo 4”: Honrar o Nome de Teu Pai e Tua Mãe mostra o relacionamento afetuoso entre um viúvo e sua filha de 20 anos. A relação se altera quando a jovem descobre, por meio de cartas escritas pela mãe, que ele não é seu verdadeiro pai.



Classificação indicativa do programa: 16 anos.


 


CURTA CIRCUITO



O Cinema Comentado Cineclube, em parceria com a Associação Curta Minas/ABD-MG e a Usiminas, apresenta, também nesse sábado, 20, o Cineclube Curta Circuito com uma seleção de curtas que discutem as questões e dificuldades de preservação da memória cinematográfica mineira.



Classificação indicativa dos filmes: 10 anos.



Serão exibidos:



1) Elementos: Em um misto de ficção e documentário didático, o curta-metragem fala da perda de grande parte do acervo cinematográfico mineiro.



2) O menino que trocou a bicicleta pelo cinema: Documentário sobre Carlos Scalla, cineasta nascido em Muriaé (MG) que, em 1968, aos 14 anos, decidiu fazer cinema sem recursos técnicos e financeiros.



3) Guardados:“O que guardar?, para que guardar?, para quem guardar?”.



O Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, acontece todo sábado, a partir das 19h, no Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199. A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.


 


No domingo, Kieslovski prossegue com a releitura filosófica dos mandamentos


 


No domingo, 21, o CineSesc e o Cinema Comentado Cineclube trazem mais dois primeiros episódios do “Decálogo” (1988), projeto ousado e inovador de Kieslowski.



O diretor parte dos 10 Mandamentos para construir uma abordagem sempre fluida, que permite a investigação de problemas que todos nós vivemos, em algum momento de nossas vidas. Em “Decálogo 5”: Não matar, um crime ocorrido em Varsóvia une três personagens: um desocupado, um taxista e um advogado em início de carreira. Episódio que deu origem, posteriormente, ao longa “Não Matarás”.



“Decálogo 6”: Amar o próximo como a ti mesmo é protagonizado por um jovem tímido que declara seu amor a uma vizinha, e fica decepcionado ao descobrir que ela encara com extrema liberdade uma possível relação entre eles. A trama, devidamente ampliada, foi transformada, por Kieslowski, no filme “Não Amarás”.



Classificação indicativa do programa: 16 anos.



24 músicas serão selecionadas para festival em Montes Claros



Com o total de 88 músicas inscritas para o Festival de Música, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, dentro da programação da 20ª edição da Festa do Pequi, a comissão organizadora classificará apenas 24 músicas para participar do evento.



O festival, que chega à sua sétima edição desde 1993, será realizado, pela segunda vez, no estacionamento do Terminal Rodoviário de Montes Claros. No total, R$10 mil em prêmios serão distribuídos para os três primeiros lugares e, ainda, o melhor intérprete e o melhor arranjo.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por