Folia de Reis

Jornal O Norte
29/12/2006 às 10:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:47

De 25 de dezembro a 06 de janeiro o país comemora a festa de Folia de Reis. Em Alto Belo, no Norte de Minas, a festa é considerada a mais autêntica do Brasil. A 25ª edição acontece, excepcionalmente, de 12 a 14 de janeiro de 2007.

 

Jerúsia Arruda


Repórter

Depois das festas de natal, começa a folia de reis, uma manifestação católica de origem portuguesa, que reconta a profecia do nascimento do menino Jesus e a visita dos três Reis Magos - Belchior, Baltazar e Gaspar -, cuja data foi fixada em 06 de janeiro, chamada Dia de Reis, quando terminam os festejos.




O poeta, cantador e violeiro Teo Azevedo é o guardião da cultura popular de Alto Belo e batalha pela sua preservação e divulgação (Foto: Manoel Freitas)




A tradição, que começa no dia de Natal, cumpre os rituais de chegada e despedida de grupos com trajes vistosos, dançando, jogando versos decorados, cantorias acompanhadas de instrumentos, em visita a amigos e devotos atendendo pedidos e ajudando a cumprir promessas.

Folguedo expressivo e tradicional em várias regiões do país, principalmente no Nordeste e nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, quando em visita a uma casa, a Folia de Reis é motivo de festa para toda a rua.

No Norte de Minas cada grupo, chamado de Terno de Folia, é composto de músicos que usam instrumentos, em sua maioria, de confecção caseira, como reco-reco, tambores, flautas de pífaro entre outros, dançarinos, cantores e um líder, chamado de Mestre de Folia.

As canções, normalmente temas religiosos, por vezes ininteligíveis dado o caos sonoro produzido, animam o ritual da visitação cujo propósito, ao contrário dos Reis da tradição, não é o de levar presentes, mas de recebê-los. Estes presentes são dados pelo dono da casa premiada com a visita – normalmente bebidas, comidas e dinheiro para a manutenção do grupo.

Na canção de chegada o Mestre pede permissão ao dono da casa para entrar. O ritmo é marcado por fortes batidas, com os foliões rodando em círculo contínuo, até chegar ao clímax e, na canção da despedida, o Terno agradece a acolhida e se despede.

Em Montes Claros, a festa acontece há 73 anos, no bairro Santos Reis, no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, com a participação de cerca de dez mil pessoas, mantendo a tradição religiosa que chegou ao Brasil pelos jesuítas e colonizadores portugueses.

Coordenada pela Igreja Católica e Conselho comunitário da paróquia de Santos Reis, a festa tem uma extensa programação religiosa que inclui procissão e missa todos os dias, novenas, exposição de presépios, levantamento de mastro em homenagem aos três Reis Magos, apresentação de ternos de folia e pastorinhas, shows com artistas locais além de barracas com bebidas e comidas típicas.

FESTA DE ALTO BELO

Considera uma das mais tradicionais do estado, a Festa de Folia de Reis de Alto Belo, distrito de Bocaiúva no Norte de Minas, acontece há 25 anos, atraindo foliões e artistas de todo país. Neste ano, excepcionalmente, os festejos acontecem de 12 a 14 de janeiro de 2007, reunindo violeiros, Ternos de Folias, poetas populares e exposição de artesanato e culinária regional.

Idealizada pelo poeta, cantador e violeiro Teo Azevedo, um guardião e batalhador pela preservação e divulgação da cultura popular, a festa recebe anualmente milhares de visitantes de todo país, entre eles, estudantes, jornalistas, pesquisadores, e artistas, atraídos pela originalidade e fidelidade às tradições regionais.

Localizada entre os vales do São Francisco e Jequitinhonha , numa região alta e bela na nascente do Rio Verde e com população em torno de 3000 habitantes, Alto Belo se destaca pela produção de artistas populares (Violeiros, rabequeiros, cantadores e poetas).

A cidade também é famosa pelos frutos nativos do cerrado como pequi, manga, cajá e serigüela, da produção de alimentos como queijo, requeijão, doce-tijolo, carne de sol e farinha de mandioca, além da cachaça e licor de pequi.

Outra grande atração de Alto Belo são os instrumentos musicais de cordas, confeccionados pelos artesãos e rabequeiros Sinval de Gameleira, Marimbondo


Chapéu, Tozinho Pimenta, João de Bichinho e Moisés Pimenta, encomendados por personalidade do Brasil e do mundo.

O acesso a Alto Belo pode ser feito diariamente por ônibus, partindo de Bocaiúva (25km) e de Montes Claros (45km), ou através de linhas aéreas até o aeroporto de Montes Claros. Na cidade não existem hotéis ou pensões, mas os visitantes podem se acomodar nas residências, que nessa época abrem as portas para abrigá-los, e no camping local, tudo de forma gratuita.

A festa não tem fins lucrativos e os artistas se apresentam gratuitamente. Para manter a autenticidade, não é permitido o uso de instrumentos eletrônicos.

 




PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE ALTO BELO

Sexta feira - dia 12 de janeiro


18h - Levantamento do Mastro de Santos Reis. Festeira: Minervina Ferreira Pimenta (Dona Loura). Giranda de fogos de artifício.


20h - Abertura Oficial com a presença de autoridades e do Terno de Folia de Reis de Alto Belo.


21h - Encontro de Ternos de Folias de reis da região e a cantora oficial da Basílica Nova de Aparecida do Norte Ana Beatriz (SP).


00h - Encontro de Solistas de Viola Caipira: Lauzinho & Duca, Rodrigo Azevedo, Junior Botelho, Moisés Pimenta, Marimbondo Chapéu, Sinval de Gameleira, Orquestra de Violeiros Luar do Sertão, Adão da Viola (SP), Índio Cachoeira (SP) & Cuitelinho,


Muniz Teixeira & Joãozinho (SP) e Ligeirinho da Viola (SP).


02h - Forró ao vivo para ouvir e dançar com o Trio Pequizeiro e Valeria Pimenta.





Sábado - dia 13 de janeiro


10h - Terno de pastorinhas Maria Pandeiro (Bocaiúva).


13h - Grupo de Danças Calanguê, Direção Sueli Pereira da Silva e Beatriz Azevedo.


15h – Corrida de galinha, porco, cachorro, de costas, cavalo de pau e jegue.


18h - Encontro de violeiros: Rodrigo & Santiago, Raimundo & Edmundo, João Pedro e Orquestra de violeiros Luar do Sertão, Ligeirinho da Viola, Herberth Lincoln, Adão da Viola (SP), Cícero Gonçalves & Carlão (SP), Fabinho da Viola (SP), Viola Urbana (BH), Zé Paulo Medeiros (SP), João do Reino & Jorlan (SP).


20h – Shows: Téo Azevedo, Rodrigo Azevedo & Fernanda Azevedo, Ivana Calado e Grupo Caminhos do Sertão (Representação de trechos do livro Grande Sertão:Veredas de Guimarães Rosa), Valdo & Vael, Leila Brito & Aristônio Canela (Ela e Eu, o show e convidados), Barnabé (Cômico Caipira), Tino Gomes, Charles Boavista & Carlos Maia, José Osmar (declamador), Fatel, Bob Marcílio e Banda Prego de Linha, Meninas de Minas, João Balaio e Grupo Ibirapitanga, Vilmar de Oliveira e Jorge Nelson (BH), Geraldo do Norte (Rádio Nacional – RJ) e Euro Parrique (Viçosa).


23h - Teatro de Mamulengos Chico Simões (Brasília – DF).


00h – Show: Leide & Laura (SP) e Mococa & Paraíso (SP).


02h - Forró pé de Serra para ouvir e dançar com Zé Lú, José Fábio e Trio Pequizeiro. Convidadas: Fatel, Sônia Ferreira e Valéria Pimenta.





Domingo - dia 14 de janeiro


10h - Grupo de capoeira Senhor do Bomfim (mestre Rodolfo).


11h - Terno de Catopês de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário (João Besouro - Bocaiúva).


13h - Encontro de  grupos de Festas Juninas e Grupo Folclore Santa Cruz.


15h - Missa Campal de Reis, celebrada pelo Padre Antonio Brígido com a presença de autoridades. Entrega das Toalhas de Mestre Honorário da Folia de Reis de Alto Belo pelo Mestre Valdo.


16h - Encontro das cavalarias e apresentação de aboiadores.


19h – Show: Jackson Antunes, Caju & Castanha.


21h - Grupo de Teatro de Mamulengo Chico Simões (Brasília – DF).


21:30h -  Show: Jorge Santos.


22h - Forró pé de Serra para ouvir e dançar com Zé Lú, José Fábio e Trio Pequizeiro. Convidadas: Fatel, Sônia Ferreira e Valéria Pimenta.

CONCURSOS


Durante os três dias serão premiados: Melhor Mentiroso, Melhor Imitador, Melhor Contador de Causos, Maior Roedor de Pequi, Maior Chupador de Manga, Mais rápido Comedor de Farinha, Maior Roedor de Rapadura, Campeonato de Truco Estátua viva, Feira de artesanato e de comidas e bebidas típicas e Mostra de Literatura de Cordel. Prêmio 25anos de Festa e de Folias - Categorias: redação e desenho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por