Flicts de Ziraldo nos 31 anos do Centro Cultural

Jornal O Norte
Publicado em 19/05/2010 às 09:49.Atualizado em 15/11/2021 às 06:29.

Eduardo Brasil


Colaboração para O NORTE



Dentro da programação especial nos dias 21, 22 e 23 deste mês, em comemoração aos 31 anos de inauguração do Centro Cultural Hermes de Paula, o Grupo Teatral Encena, de Belo Horizonte, apresenta o espetáculo infantil Flicts, baseado na obra de Ziraldo. Será às 18 horas no Teatro Cândido Canela, com ingressos ao preço de cinco reais. A direção é de Wilson Oliveira, agraciado pela Associação Mineira de Críticos Teatrais como o “diretor revelação” de 1984. A produção é de Mazarelo Teixeira, consagrada por produções como “O beijo no asfalto”, de Nelson Rodrigues, e “Yabba Dabba Doo”, melhor espetáculo infantil de 1997.



“É uma coincidência maravilhosa apresentar a peça exatamente quando o Centro Cultural completa 31 anos servindo à nossa cultura. Um momento que certamente será compartilhado por muitos”, ressalta Vivian Orneles, que trabalha na produção do espetáculo em Montes Claros.



De acordo com o Encena, que pisa pela primeira vez em palcos montes-clarenses, desde a sua criação em 1984, com os atores Henrique Meirelles, José Pintor, Adélia Carvalho, Leonardo Fernandes e Marcus Duarte, “Flicts” é um espetáculo que propõe a integração das pessoas em ambiente diverso.



“A encenação de um musical para crianças, onde uma flor, Flicts, que não está na caixa de lápis de cor, nas bandeiras dos países ou arco-iris, por não se parecer com as outras, a cor mais solitária do mundo, precisa através da inteligência, afetividade e cooperação se integrar ao mundo dos demais para sentir-se amada e respeitada”.



Escrita por Ziraldo em 1968, considerado período do chamado “tempos de chumbo”, quando o Brasil vivia sob o regime da ditadura militar, a obra narrando a busca de identidade e amizade perpetrada por Flicts, à época, levava ainda à reflexão do que seria bom para o país, submetido a sérios conflitos políticos.



“A peça trata de forma lúdica a pergunta que todo ser humano faz. Quem sou eu? Flicts passa por diversas dificuldades, sente medo, solidão e estranhamento, procura em cada praça e jardim alguém para ser seu companheiro.”



Também no dia 21, o Encena ministra, das 09 às 12 horas, no Sesc – Serviço Social do Comércio, a “Oficina de Teatro Projeto Integrarte Autores Nacionais: Flicts, uma porta para o encantamento”, abordando a leitura dramática, dinâmica de improvisação de pequenas cenas, a partir do repertório e material próprios de cada participante, monitorada por Adélia Carvalho e José Pintor.



As inscrições, gratuitas, com vinte e cinco vagas, estão abertas no Centro Cultural Hermes de Paula até quinta-feira 20 das 09 às 12 horas e das 16 às 18 horas. Informações pelo telefone 3229-3456.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por