Logotipo O Norte
Quarta-Feira,24 de Setembro

Filhos de Maria realizam XI Maranathá na Escola Normal

Jornal O Norte
Publicado em 03/11/2009 às 11:55.Atualizado em 15/11/2021 às 07:15.

Michelle Tondineli


Repórter



A comunidade Filhos de Maria realiza, hoje e amanhã, o XI Maranathá, no auditório da Escola Normal. Esse evento é marcado anualmente no calendário de Montes Claros, atingindo especialmente a juventude.



Na programação, palestras, teatro, dança e música, que marcam o encontro que tem o intuito de anunciar o evangelho de Jesus Cristo. Para a fundadora da Comunidade Filhos de Maria, Érika Vilela Barbosa Figueiredo, é desta forma que o evangelho passa a ser mais conhecido e amado entre os homens.



(foto: DIVULGAÇÃO)


null


O grupo da Comunidade trabalha para um excelente evento.



- A cada ano o Maranathá, aborda um tema diferente, sempre na mesma perspectiva do anúncio do evangelho e encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo. O público varia em cada edição do evento, ano passado, por exemplo, tivemos durante os dois dias de evento a participação de cerca de 500 pessoas, conta.



Érika ainda explica que nas edições anteriores sempre havia algumas especificidades, próprias do tema de cada edição.



- O retiro tem sempre as celebrações das santas missas, orações, pregações e adoração ao santíssimo sacramento. Tudo centralizado na pessoa de Jesus. Com isso, realizamos a produção de cd's e dvd's ao vivo, como o dvd "estações" em 2007 e o cd e dvd "10 anos Comunidade Filhos de Maria" em 2008. Durante todo o evento a música é muito presente. O teatro e a dança também são marcantes na programação, com novas atrações. Este ano estamos preparando um belo espetáculo, revela.



O tema deste ano é "Vos infundirei o espírito e reviverás/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3". A fundadora da comunidade disse que a base está na Bíblia, no livro de Ezequiel.



- A ideia é proporcionar ao público uma experiência com o Espírito Santo, que é Deus. Na correria da vida diária, queremos propiciar um momento de encontro com a terceira pessoa da santíssima trindade. Um levantamento espiritual, a fim de que o participante possa assumir ainda mais a graça de seu batismo, sendo testemunha do amor de Deus para todos, afirma.



A programação deste ano esta repleta de novas atrações, entre elas as celebrações da santa missa, ponto alto de nosso retiro. As adorações ao santíssimo sacramento, favorecerão a intimidade com Deus. As orações de cura interior, onde as pessoas contam sua vida e sua história na presença de Jesus, deixando que ele as transforme segundo a sua vontade. Além das pregações terem o objetivo de anunciar a palavra de deus, sustento na caminhada cristã.



Durante a noite de sábado, para completar a forte presença da música durante todo o evento, irá acontecer uma "noite de artes". Érika conta que as pessoas ficam maravilhadas com a apresentação.



- Vamos apresentar teatro, dança, música, e as apresentações abordarão o tema central do retiro na perspectiva do belo. Todos os anos as pessoas ficam maravilhadas com este momento, pois centrados em Deus, buscamos levar todos os presentes a um momento de oração e alegria através das diversas expressões de arte. Anunciando Jesus e tornando-o amado entre os homens, mostrando sua beleza e seu evangelho, conta.



Para a sociedade atual, Érika destaca que este evento é muito importante, pois, a sociedade tem um ritmo muito intenso e é difícil às vezes parar para refletir sobre a vida e a missão no mundo.



- Um retiro como o Maranathá pode auxiliar muitas pessoas a meditarem sobre sua própria vida, a partir do encontro com o transcendente, com Deus e sua palavra. É uma boa oportunidade para qualquer pessoa participar de um momento artístico diferente, conhecer um pouco a arte sacra e seu valor no mundo, explica.



O nome Maranathá "vem senhor Jesus". Sendo anterior à própria comunidade Filhos de Maria. Érika disse que surgiu no coração dos membros do grupo de oração e foi uma experiência indizível.



- A cada ano novas pessoas aderem ao retiro e muitos que estiveram no primeiro evento até hoje participam. O realizamos todos os anos porque cada edição é um momento novo, um novo tema, um novo desejo de nossa comunidade servir à igreja e levar muitos para perto de Jesus, revela.



Érika ainda conta que dentro do retiro existe um momento muito importante para apresentar os projetos sociais da comunidade.



- Desenvolvemos um trabalho com crianças chamado "evangelizar-te". Trata-se de uma escola de artes, totalmente gratuita, para meninos e meninas com risco social elevado. A oportunidade de aprender música, teatro, dança e plásticas, voltados para a evangelização. Ainda temos o projeto "Carita's est", que acolhe pacientes portadores de câncer, e trabalhamos em casas de apoio de nossa cidade e no hospital Santa Casa, explica.



De acordo com Érika, o objetivo é acolher aqueles que padecem pela enfermidade, ajudando-os a encontrar sentido em sua dor e sofrimento.



- Ainda nesta perspectiva, desenvolvemos a evangelização no presídio da cidade, por meio da palavra e da música, levamos um pouco de esperança a centenas de pessoas, encontrando ali, o Cristo escondido e sofredor. Por fim, apresentados ainda durante o retiro a "Casa Mãe de Misericórdia", um projeto central da comunidade. É uma clínica multidisciplinar de atendimento a pessoa carente, totalmente gratuita, complementa.



Estes trabalhos são voluntários, contando com médicos, pediatras, cardiologista, ginecologista, dermatologista, neurologista, ortopedista, entre outras. Mar Érika completa que existem profissionais das mais diversas áreas de atuação como enfermagem, odontologia, fisioterapia, fonoaudióloga, psicóloga, farmacêutico, assistênte social, pedagogo, artes e outros.



- Formamos uma grande família de voluntariado, voltados para a mesma missão. A Casa Mãe de Misericórdia tem um público de 250 famílias de bairros periféricos da cidade e centenas de atendimentos já realizados. Laboratórios e serviços de apoio diagnóstico são parceiros no fornecimento de variados exames. Neste momento de evangelização, centro de nosso trabalho, a pessoa é acolhida, ouvida e com ela é partilhado o evangelho. Assim, abordamos o indivíduo em sua totalidade, entendendo-o como um ser bio-psico-socio-espiritual, gerando nele a saúde não só do corpo, mas em toda complexidade de sua pessoa, diz.



Para Érika o Maranathá é um retiro espetacular, que não se pode ficar contando sempre os números de pessoas que já estiveram presente nestes 11 anos de evento.



- As pessoas testemunharam a importância do evento e de Jesus para suas vidas. Este ano, mais uma vez abraçamos o desafio de um evento gratuito e nosso desejo é que muitos participem dele. As vagas são limitadas e por isso não se deve esperar, finaliza.



As inscrições podem ser feitas nas livrarias católicas, no escritório da renovação carismática e na Comunidade Filhos de Maria, localizado a rua Irmã Beata, 65-a, Centro e através do site www.comunidadefilhosdemaria.com. Outras informações (38) 3221-9184 e (38) 3216-9631.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por