O festival Voa Viola levará a quatro capitais brasileiras violeiros novatos e veteranos de todo o país. Haverá seleção de trabalhos em um processo que vai envolver também a votação popular. Podem participar todos os artistas, não importa quais as tendências musicais, desde que a viola seja instrumento de destaque em sua expressão artística.
O Voa Viola quer aproximar toda a comunidade violeira, fomentar carreiras, ampliar o público e estimular a troca de informações sobre a viola, tornando-a ainda mais popular. O projeto ganha força e dimensão com a participação de todos, juntos pela viola. O projeto é realizado com o patrocínio da Caixa Econômica Federal na comemoração dos seus 150 anos.
O festival é uma iniciativa inédita que pretende expandir, conectar e mostrar para todos os brasileiros a riqueza do universo violeiro do Brasil. Uma comissão de seleção escolherá os 24 trabalhos mais representativos da cena atual da viola no Brasil. Depois dessa etapa, caberá ao público decidir, dentre os escolhidos pela comissão, 12 artistas que farão parte dos shows itinerantes e levarão sua música a quatro capitais brasileiras durante o festival.
Para participar do festival Voa Viola, basta fazer música com viola. Não existe distinção. E por viola são entendidos os diversos tipos de viola no Brasil: caipira, de cocho, nordestina, de fandango, machete, de buriti, entre outras, e em suas várias afinações.
As inscrições vão até 16 de agosto de 2010, e podem ser feitas ou via-internet, www.voaviola.com.br ou pelos Correios. Outras informações (11) 2892–4867 ou (11) 3589–6242.