As Festas de Agosto contarão com uma programação especial no Solar dos Sertões. Em sintonia com as festas culturais de Montes Claros, o Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas homenageará o tradicional festejo dos catopês, marujos e caboclinhos, celebrando os mestres dos catopés Zé Expedito e Mestre Patrão Tone Cachoeira, que deixaram importante legado para a cultura da região. Além das manifestações tradicionais e shows de artistas do cenário regional e nacional, a programação do Solar conta com encontros sobre agroecologia, uma feira agroecológica e a abertura do Empório do Sertão – espaço de comercialização dos produtos da agricultura familiar.
As Festas de Agosto no Solar começam nesta quinta-feira (18), com o encontro do movimento Slow Food no Museu Regional do Norte de Minas. Durante a noite, quem visitar o Solar a partir das 19h30 irá apreciar a homenagem aos Mestres dos Catopês Zé Expedito, além dos shows dos artistas regionais Hebert Lincon, Beth Antunes e Samba the Bossa.
Na sexta-feira (19), os momentos de trocas e partilhas de saberes continuam com o “Encontro mulheres e empreendimentos”, que irá debater estratégias organizativas de agricultoras, e a reunião da Articulação Mineira de Agroecologia, entidade do qual o CAA/NM faz parte. À noite, será a vez dos caboclinhos colorirem o Solar dos Sertões com seus cantos e belezas – além dos shows de Bob Silva, Sergio Biazin e Bruno e Fabiana.
No sábado (20), a Feira Agroecológica do Solar dos Sertões começará às 6h, estendendo-se durante toda a manhã. A feira é um momento de exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar nortemienira e, a partir das 11 h, contará com o show da banda Borandá e o desfile da marujada do mestre-patrão Tone Cachoeira, entre outros.
No domingo (21) o Solar continua acompanhado a programação religiosa da festa que se encerra no período da tarde.