Logotipo O Norte
Sexta-Feira,29 de Novembro

Festas de Agosto homenageia Zé Coco

Jornal O Norte
11/08/2008 às 11:21.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:40

Macia Braga


Colaboração para O NORTE

Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, e a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura promovem no dia 12, terça-feira, a exposição violas e rabecas: tributo a ze coco do riachão, o espetáculo de dança último choro, com o Balé de Câmara Adriana Camargo, e um show musical com a recém criada orquestra nortemineira de viola caipira. Os três eventos abrem oficialmente as festas de agosto e o 30º festival folclórico de montes claros, que acontecem de 13 a 17 de agosto.




Zé Coco será o grande homenageado das Festas de Agosto deste ano

A orquestra nortemineira de viola caipira foi criada em novembro de 2007 e está será a sua primeira apresentação. com 13 componentes, tem em seu repertório composições de catulo da paixão cearense, luiz gonzaga e mário zan. a regência é do músico natanael Márcio Gonçalves.

O Balé de Câmara Adriana Camargo, com o espetáculo último choro, faz uma homenagem ao compositor, instrumentista e artista plástico Godofredo Guedes, no ano de comemoração do seu centenário. O balé mistura dança contemporânea e neoclássica, usando músicas compostas por Godofredo Guedes. Último choro tem ainda a participação especial de alunos de dança do projeto Tim ArtEducação e a presença dos músicos Marcelo Andrade (flauta e sax) e Saulo Leone (piano).

A exposição violas e rabecas, acontece na Galeria de Artes Godofredo Guedes do Centro Cultural Hermes de Paula e vai reunir, além de instrumentos fabricados na Oficina Lutheria Rio Acima, violas e outros instrumentos fabricados e usados por Zé Coco, no ano em que se comemora 10 anos de sua morte.

José Barbosa dos Santos, o Zé Coco do Riachão (1912/1998), nasceu em Brasília de Minas e morou por 23 anos em São Pedro das Garças. Herdeiro da tradição familiar de fazedores e tocadores de viola e rabeca, Ze Coco tocou os seus primeiros acordes aos oito anos de idade, animando festas nas casas dos vizinhos. Aos 12 anos começa a participar de Folias de Reis. Foi sapateiro, entalhador, marceneiro, carpinteiro e ferreiro, além de consertar sanfonas e fabricar violas e rabecas de forma artesanal.

Em 1976 Zé Coco muda-se para Montes Claros e encanta a todos com a sua arte, tanto de artesão quanto de compositor. Faz shows em São Paulo e em Belo Horizonte, conseguindo lançar três discos: “Brasil Puro”, em 1980, “Zé Coco do Riachão”, em 1981 e “Vôo das Garças”, em 1987. Seu repertório incluia lundus, maxixes, guaianos, dobrados e calangos.

Considerado por uma equipe de tv alemã como o “Beethoven do sertão”, Zé Coco foi chamado de uma lenda em busca de uma canção. Uma das muitas definições para o seu virtuosismo, ao retratar a vida dos habitantes do Norte de Minas em suas composições. Zé Coco nunca frequentou uma escola de música e não sabia ler nem escrever, mas foi um dos mais importantes músicos da região com seu talento natural.

A abertura oficial das Festas de agosto e do 30º Festival folclórico de Montes Claros acontecem no dia 12, terça-feira, a partir das 20:00 horas no Centro Cultural Hermes de Paula.

OFICINAS DO FESTIVAL

Estão abertas as inscrições para as quatro oficinas que acontecem dentro do 30º festival folclórico de montes claros, que acontece paralelo às Festas de Agosto. A promovido pela secretaria de Cultura.

Este ano acontecem as oficinas de Tecelagem com Fibras de Bananeira, Fabricação de Papel Artesanal, Origami e Percussão. Os interessados em participar das oficinas podem procurar a Secretaria  de Cultura. As inscrições são gratuitas.

PROGRAMAÇÃO

Oficina de Tecelagem com Fibra de Bananeira - Oficineiro: Júlio César


Dias: 11 a 15 de agosto


Horário: De manhã e à tarde


Local: Casa do Artesão - Rua Andradita, 681, bairro de Lourdes

Oficina de Fabricação de Papel Artesanal - Oficineira: Raquel Monteiro


Dias: 11 a 15 de agosto


Horário: Manhã e tarde


Local: Casa do Artesão

Oficina de Origami - Oficineira: Michiko Shibuya


Dias: 13 a 15 de agosto


Horário: Manhã e tarde


Local: Casarão dos Mendes - Praça Dr. Chaves (Matriz)

Oficina de Percussão - Oficineiro: Rafael Leite


Dias: 11 a 13 de agosto


Horário: Manhã e tarde


Local: Conservatório Lorenzo Fernandez - Av. João Chaves, 438B - S.Luis

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por