O Ímpar-Escola de Criança promoveu na última quarta-feira, 26/10, uma feira com exposição de trabalhos realizados pelos alunos, ocasião em que as crianças do maternal ao 5º ano pesquisaram sobre as florestas e matas. O resultado foram descobertas sobre a fauna e flora brasileira.
Adriana Queiroz
Crianças do maternal ao 5º ano pesquisaram sobre as florestas e matas
O maternal, sob a coordenação das professoras Deusa, Lucimara e Leane, mostrou trabalhos sobre peixes, ariranhas, tartarugas, tucanos, araras, onças da Amazônia, numa mistura de arte e conhecimento.
Outro momento especial da feira foi a mostra de tuiuiús, tucanos, ipês, jatobás, vitória-régia e o grande peixe dourado. Nessa hora, os alunos do 1º período, sob a coordenação das professoras Sônia e Vanusa, distribuíram para os convidados um vaso com semente de girassol.
Na visita ao cerrado, pais, alunos, diretores, professores e convidados puderam sentir o cheiro das flores do campo, a beleza das árvores frutíferas, experimentar do fruto colhido e, também o lamento do carvão derramado. A presença do lobo-guará, joão de barro e abelhas deram vida ao cerrado. Tinha coquinho azedo, jabuticaba, mangaba, pequi, urucum, jatobá e muitas flores coloriram e revelaram a beleza do cerrado. O 2º ano teve a orientação das professoras Rejane e Kathiúsca.
Não teve quem resistisse ao sorvete do cupuaçu, o geladinho do açaí. O ambiente estava perfumado com alecrim e a sutileza da camomila. Os alunos do 3º ano da professora Wanessa, deram uma aula sobre as plantas da Amazônia.
Os alunos do 4º e 5º ano fizeram bonito, acompanhados pelas professoras Marta Syomara e Damaris.Em outro stand, os pampas e a Mata Atlântica eram os destaques. Trilhas mostravam os caminhos sob as árvores, frutos de palmeiras, araucárias, aves de biomas tão ricos, cheios de sabores caracterizavam a mostra.
Uma saborosa ambrosia preparada pela aluna Lis Queiroz Silveira, sob o olhar atento de sua avó, dona Elza Queiroz, foi oferecida aos participantes.
Outros pratos servidos aos convidados foram o arroz carreteiro,a rapadura, frutas cristalizadas, sucos de diferentes frutos. Tudo isso para mostrar que o Brasil é rico, belo, imponente e que apela ao bicho homem pela preservação da vida.