Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
Numa promoção da prefeitura de Montes Claros, através da secretaria municipal de Cultura, com patrocínio da Copasa e apoio da Transnorte, governo do Estado de Minas Gerais e ministério da Cultura, acontece nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, o show de homenagem aos 100 anos de Godofredo Guedes. Os convidados especiais são o filho, Beto Guedes, e o neto, Gabriel Guedes, do músico, instrumentista, compositor e artista plástico Godofredo Guedes. No repertório algumas das quase 100 músicas compostas por Godô, entre chorinhos, sambas, marchas, dobrados e valsas.
HISTÓRIA
Godofredo Guedes faleceu em 1986, era músico instrumentista e fabricava instrumentos. Nasceu na cidade baiana de Riacho de Santana/BA e seu instrumento musical preferido era a clarineta e com ela compôs diversas músicas como o samba-canção Cantar, que já foi gravado por Beto Guedes, Paulinho Pedra Azul, Paula Toller e Caetano Veloso. Autor de quase 100 músicas, Godofredo Guedes, era um compositor dos mais inspirados e sensíveis que a música popular brasileira registrou.
TRADIÇÃO
Com o objetivo de divulgar a importante obra, deixada por seu avô, principalmente quando lhe chegaram às mãos os manuscritos (originais) de todas as músicas compostas por ele, Gabriel Guedes gravou em 2005 seu primeiro CD, intitulado Choros de Godofredo. Em breve, Gabriel pretende lançar seu segundo CD intitulado Sambas de Godofredo, também homenageando o grande compositor.
SERVIÇO
O show com Beto e Gabriel Guedes acontece nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, a partir das 20h30 na Praça Dr. Chaves (Matriz), no Centro de Montes Claros. A entrada é de graça.