Logotipo O Norte
Sexta-Feira,14 de Novembro

Expresso Sertão IV chegará a seis cidades do Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 09/09/2010 às 10:25.Atualizado em 15/11/2021 às 06:38.

A versão IV do Expresso Sertão, com o espetáculo Brincando de Brincar, esteve no último sábado na pequena e aprazível cidade de Joaquim Felício. Distante 140 quilômetros de Montes Claros, a cidade parou para assistir na praça pública o que muitos chamaram de volta à infância.



O espetáculo, que comemora 30 anos do grupo Fibra no teatro, tem patrocínio da V&M do Brasil, através da lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais.



Para Maria Santana Gonçalves, de 31 anos, a apresentação foi, como ela mesma expressou, maravilhosa.



- Estou até agora emocionada. Voltei à minha infância. As brincadeiras, as músicas. Nossa, que recordações - afirma a dona de casa.



Wallace de Melo, de 34 anos, conta que a filha de sete anos amou a apresentação do grupo Fibra. Mas ele foi quem mais gostou, pois foi um retorno ao seu passado.



- Aqui na cidade, as crianças têm pouco acesso à cultura e este espetáculo foi maravilhoso. Sem palavras para me expressar sobre o que vi e ouvi do grupo fibra - diz o securitário.



Já a professora Aparecida Diniz, 53 anos, deu nota 10 para a apresentação.



- Foi fantástico, maravilhoso. Estamos fascinados com a qualidade e riqueza dos detalhes, com a pesquisa musical feita. Nossa, foi inesquecível - disse, ainda emocionada.



Para Andréa Nascimento, 45 anos, secretária de Meio Ambiente de Joaquim Felício, as pessoas da cidade ficaram encantadas.



- Foi linda a apresentação. Queremos o retorno do grupo Fibra à cidade mais vezes. Este é um espetáculo que merece ser visto por outras cidades da região e do estado, pois as pessoas têm o direito de sentir e degustar esse belíssimo trabalho que tivemos o prazer de assistir aqui. Vou assistir novamente nas outras cidades da turnê do expresso Sertão IV - finaliza a secretária de Meio Ambiente.



O espetáculo Brincando de Brincar é envolvente, pois é um trabalho cênico-musical, que reúne músicas regionais de conhecimento popular e é resultante de pesquisa e de conhecimentos transmitidos pelos mais velhos.  Na versão IV, a pesquisa se estende e alcança o rico potencial do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas. A próxima cidade a receber o espetáculo será Bocaiuva, no dia 09 de outubro. Ao todo, seis cidades do Norte de Minas receberão a turnê do Expresso Sertão IV: 30 anos de Fibra no teatro, com patrocínio da V&M do Brasil. 



E, dando uma parada no Expresso Sertão IV, com o espetáculo Brincando de Brincar, o grupo Fibra irá se apresentar no próximo dia 15 deste mês, na cidade de Lagoa Santa, no festival de cultura popular.



A apresentação será com o espetáculo Vem Ver Boi, que também faz parte das comemorações dos 30 anos de Fibra no teatro.



O texto é um mosaico que retrata, através da personagem Sá Dona, a individualização do homem contemporâneo com suas mazelas políticas, existenciais e morais, mas também os valores culturais, em especial os festejos de boi, que permeiam todo o Brasil como fonte perene para mudanças de atitude, reacendendo nesse mesmo homem o desejo de se juntar para dançar, cantar e festejar.



A concepção e direção são de Lucílio Gomes e a dramaturgia, de Terezinha Lígia. (Fonte: Ascom Fibra)

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por