Expresso Sertão IV abre inscrições para oficinas de maracatu

Jornal O Norte
Publicado em 22/10/2010 às 00:37.Atualizado em 15/11/2021 às 06:42.

O grupo de teatro Fibra, que está em turnê com o Expresso Sertão IV: 30 anos de Fibra no Teatro, abriu inscrições para pessoas com idade acima de 15 anos interessadas em participar das oficinas de percussão de maracatu de baque virado, ministradas pelo professor e músico Róps Malungo. O maracatu de baque virado é uma manifestação folclórica afro-brasileira que tem origem na cerimônia religiosa de coroação de reis negros africanos, os chamados Reis do Congo.



As oficinas de percussão terão início no dia 1º de novembro. As aulas acontecerão até o dia 10 de dezembro, sempre de segunda a sexta-feira, com 3 horas de duração e certificado ao fim do curso.



No término das oficinas, os participantes se apresentarão na abertura da exposição do acervo do grupo Fibra, como parte do projeto Expresso Sertão IV – 30 Anos de Fibra no Teatro e patrocínio da V&M Florestal.



O maracatu se difundiu principalmente nas cidades de Recife e Olinda, no estado de Pernambuco.  Os grupos, denominados nação, saem em cortejo pelas ruas da cidade. Damas-de-paço, caboclos, baianas, os tambores, seus batuqueiros e sua música compõem os personagens desse cortejo.



Segundo Róps Malungo, a proposta principal desta oficina é ensinar a música dos Maracatus de Baque Virado a todos que se interessem por música folclórica e percussiva, desde crianças até jovens e adultos.



- Os participantes aprenderão a executar os cantos, as toadas e as variações rítmicas e terão o contato direto com todos os instrumentos que compõem a orquestra de um maracatu, entre eles alfaia ou bombo (tambor do maracatu), caixa de guerra, tarol, gonguê, ganzá, e agbê ou xequerê. Nesta oficina serão utilizados tambores de macaíba, tradicionais de maracatu, que foram feitos por um dos mais conceituados mestres pernambucanos. Com exceção das caixas-de-guerra, todos os instrumentos musicais utilizados nessa oficina são artesanais e foram confeccionados pelo respeitadíssimo mestre Maureliano Barravento, em Recife/PE - afirma o oficineiro.



Malugo ressalta que a proposta de oficina de percussão com tambores visa ressaltar a importância e a predominância desses instrumentos na cultura nordestina e mineira e de forma geral na música africana e brasileira.



- Essa nova atividade cultural visa desenvolver uma ação sócio-cultural e estimular a abertura de novas ideias e projetos de ações afirmativas em prol da integração social através da arte e da cultura - finaliza Róps Malungo.



As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail teatrofibra@ig.com.br ou pelos telefones 3212-1193 ou 9117-8868; 9196-6692 e 3082-4590.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por