Foi lançada na última sexta-feira, 10, a Exposição Itinerante Vida Rosa, no Ibituruna Center Shopping. A mostra retrata mulheres atendidas pelo Projeto de Extensão Vida Presente da Unimontes.
-O projeto existe há nove anos e busca melhorar a autoestima e bem-estar das mulheres em tratamento contra o câncer de mama. A exposição tem como objetivo mostrar às mulheres e seus familiares, o quanto existe vida e alegria após a trajetória de um tratamento para o câncer de mama. Partindo desse princípio, alertar a todos a necessidade da prevenção, pois um diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento, disse a professora Claudiana Donato Bauman, coordenadora do projeto.
O lançamento contou com presença de autoridades, imprensa, das madrinhas da campanha Outubro Rosa, Rosângela e das mulheres do projeto Vida Presente.
A diarista Valdívia Gonçalves dos Santos é uma delas e fala de como enfrentou a doença com apoio das colegas.
-Quando eu descobri a doença foi assim um choque muito grande, mas depois que dei início ao tratamento foi uma descoberta de uma nova vida. Eu retirei a mama esquerda e fiz a reconstrução o ano passado. Com a ajuda do projeto e das amigas, eu consegui vencer a doença. Foi preciso ter um câncer para que eu pudesse reaprender a viver, conta.
A madrinha da campanha, Nágila Almeida fala da importância do cuidado e prevenção.
-Acompanho a causa da prevenção contra o câncer, através do Projeto Presente e infelizmente as pessoas acreditam que a doença está muito distante delas, que nunca vai acontecer só que todos nós somos passíveis de ter um dia essa doença. Saúde não é cuidar, saúde é prevenir. Assim fica o recado para que as pessoas façam a mamografia e possam viver o seu futuro feliz e cada vez mais rosa e que se vierem a ter um diagnóstico positivo possa saber que tem ajuda e que pode ser curado, diz.
A exposição permanecerá no Ibituruna Center Shopping até o dia 16 de outubro, do dia 20 até 25/10 no hall da prefeitura de Montes Claros e de 27 à 31/10 estará no Montes Claros Shopping. O evento faz parte da programação oficial da campanha Outubro Rosa de Montes Claros.
Campanha
Há três anos, a SESMG, para efetivar a campanha de prevenção e controle do câncer de mama abraçou a proposta mundial e que tem resultado em incontáveis avanços como ampliação da faixa de rastreio a mulheres situadas na faixa etária de 40 a 69 anos, evidência confirmada no aumento no número de mamografias realizadas, melhoria de acesso ao tratamento, tendo-se a certeza de que o mesmo será realizado no máximo em 30 dias, a contar da data do diagnóstico da doença; facilidade de acesso à mamografia e também a autonomia da mulher para marcar o próprio exame em unidade credenciada pelo SUS, ou realizá-lo em uma das 10 unidades móveis que percorrem localidades onde não há mamógrafos e, nesse ano, a expectativa é de que sejam realizadas cerca de cem mil mamografias. Além de todos os avanços a partir de agora Minas oferece também incentivo de R$2.5 milhões ano para a ultrassonografia para mulheres com BIRADS 0 (zero), fechando, assim, o ciclo dos exames.