
A riqueza literária de João Guimarães Rosa ganha novas formas, cores e sonoridades na exposição “Amor desse, cresce primeiro; brota é depois”, que será aberta ao público a partir da próxima segunda-feira (8), no Museu Regional do Norte de Minas, em Montes Claros. A mostra, assinada pelo Coletivo A2s, reúne uma série de colagens inspiradas na obra “Grande Sertão: Veredas” e propõe uma experiência artística que une literatura, memória, identidade e tecnologia.
Com entrada gratuita e visitação até o dia 28 de junho, a exposição convida o público a percorrer caminhos que atravessam o sertão imaginado por Guimarães Rosa. As obras partem de trechos do romance que abordam temas como a solidão sertaneja, os encontros e desencontros amorosos, as paisagens marcadas por flores e pedras e a força das experiências vividas no interior das Gerais.
Um dos destaques da exposição é a presença de áudios de moradores de Lassance recitando trechos de obras de Guimarães Rosa que inspiraram as colagens. Por meio de QR Codes, os visitantes poderão acessar as gravações e conhecer as referências de cada trabalho. As obras dialogam com paisagens, personagens e memórias do sertão mineiro, unindo imagem, literatura e voz em uma experiência imersiva.
A exposição é realizada pelo Coletivo A2s, formado pelas irmãs Alessandra Assis e Agda Assis. Nascidas e criadas em Lassance, as artistas desenvolvem pesquisas e produções que dialogam com suas origens, reunindo conhecimentos acadêmicos e saberes populares para construir narrativas conectadas ao território e à comunidade de onde vieram.
Formadas em Filosofia e Artes Visuais pela Universidade Estadual de Montes Claros, Alessandra e Agda atuam como professoras da rede pública de ensino, além de desenvolverem trabalhos como artesãs e artistas visuais. A identidade cultural é um dos pilares de suas produções, aparecendo como tema recorrente em suas pesquisas e criações.
Segundo Alessandra Assis, a ideia da exposição surgiu da praça central de Lassance. “A praça se chamava Diadorim, porém nunca ninguém explicou para nós o porquê desse nome. Somente depois de adultos tivemos acesso à obra Grande Sertão: Veredas e soubemos quem era Diadorim. Então a ideia surge exatamente a partir desse lugar: entender e apresentar para a população, de alguma forma, que a nossa cidade faz parte dessa literatura tão importante para os mineiros e para os brasileiros”.
Um dos desafios para a artista foi trazer a obra para a colagem, interpretar os trechos e traduzi-los em imagem. “Guimarães Rosa utiliza muitos elementos em uma única frase, e o desafio foi organizar esses elementos para que formassem uma composição harmônica dentro de cada quadro”, diz.
Sobre a exposição, ela completa: “Trazer a população para dentro da obra parte de uma questão de identidade e pertencimento. Essas palavras percorrem o nosso imaginário enquanto artesãs e artistas”.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, e no último domingo do mês, das 9h às 14h, no Museu Regional do Norte de Minas, localizado na Rua Coronel Celestino, 75, no Centro de Montes Claros.
