![]() Trabalhos são resultado de oficina realizada de graça com frequentadores do Parque Municipal |
POR NAIRLAN CLAYTON BARBOSA
Desde os 7 anos de idade, o menino Ronaldo sempre rabiscou desenhos para os amigos e colegas da escola, de uma maneira que agradava a todos. Aos 12 anos já conseguia fazer trabalhos que chamavam a atenção dos professores pelo traço e detalhamento.
Hoje, o artista Ronaldo Goc tem a oportunidade de repassar seus conhecimentos a alunos que, em sua maioria, não tinham nenhum tipo de experiência com a pintura, e tampouco com as telas.
E foi exatamente isso que ele fez. Reuniu 10 professores/pintores e organizou a oficina de pintura ao ar livre tendo como pano de fundo a paisagem do Parque Municipal Milton Prates. Antes, durante um mês, Ronaldo passou os fins de semana no local convidando famílias, turistas e artistas de ‘primeira viagem’ para participar e ficou feliz com o resultado.
- A adesão do público foi um dos melhores resultados da oficina. Conseguimos reunir, durante 30 dias, cerca de 40 participantes dispostos a aprender os primeiros rabiscos da tela e se apaixonar pela pintura – contaRonaldo,entusiasmado.
Nesse período, os professores e alunos foram convidados a criar suas obras para ser avaliadas para uma provável exposição. Segundo o artista, os resultados não poderiam ter sido melhores. Pessoas de todas as idades tiveram a oportunidade de transpor para a tela sua visão de um dos cartões postais de Montes Claros. Dessa profusão de cores formou-se a Exposição Plein Air queapresenta mais de 20 telas em sua maioria com a obra-prima de cada aluno que se aventurou pelo mundo da pintura.
A pequenina Gisela, de 9 anos, foi uma das artistas que mais chamaram a atenção de Ronaldo Goc. Ele mostra entusiasmado a tela composta pela jovem, explanando sua ótica de uma das inúmeras paisagens do Parque.
- Fiquei muito emocionado com o talento da pequena Gisela que deixou sair de si toda a inspiração e colocou na tela uma ideia que todos nós temos do Parque: Lazer e a calmaria do lago. Foi um resultado esplendoroso – afirma Goc. Outro detalhe curioso é que nenhum dos artistas quis que suas telas fossem postas à venda na exposição, mas que apenas que fizessem parte da mostra.
- Cada um quer levar consigo aquilo que produziu, pois foi fruto de um trabalho que começou do zero, ganhou pequenos contornos e se transformou numa obra de arte – conclui Ronaldo Goc.
A exposição Plein Air está aberta ao público entre os dias 15 e 21 de junho, no Centro Cultural Hermes de Paula.