A Galeria de Artes Márcio Leite realiza entre os dias 02 e 09 de setembro, a primeira exposição de esculturas iranianas do artista plástico Afra Sareban. A abertura será às 20h e contará com a presença do diretor da Casa Iraniana de Cartum e Arte, Massoud Shojai Tabatabai.
As 16 esculturas têm tamanhos e formatos diferentes, retratam e valorizam importantes símbolos do Irã, país considerado um dos berços da humanidade, com mais de 2.500 anos de história.
As peças iranianas são muito valorizadas no mercado de artes internacional.
- São peças originais, modernas, confeccionadas em argila e brilhante encontrados na cidade de Teerã, diz Massoud Shojai Tabatabai.
O diretor ainda comenta que o processo de produção de cada peça é muito trabalhoso e exige do artista plástico, além do talento, muita dedicação e disciplina para se chegar ao resultado que deseja.
Afra Sareban nunca expôs os seus trabalhos em território brasileiro.
- É a primeira vez que o país, especialmente Montes Claros, expõe e comercializa peças internacionais de esculturas iranianas do artista Afra Sareban. Ele produziu apenas 10 peças este ano e a superfície das peças são únicas e queimadas em forno, diz o artista plástico Márcio Leite, diretor da Galeria Internacional que leva o seu nome.
Todas as 16 peças que estarão em exposição e comercialização percorreram mais de 2 mil quilômetros e já se encontram na Galeria Internacional Márcio Leite, mas só poderão ser visitadas a partir do dia 02 de setembro.
Abertura
Massoud Shojai Tabatabai estará em Montes Claros para abrir o lançamento da exposição. Esta é a segunda vez que ele vem a Montes Claros.
A primeira foi em 2010 quando a convite do artista plástico Márcio Leite, veio para a Exposição Do Irã que reuniu 35 obras.
Graduou-se em pintura pela Faculdade de Artes da Universidade do Teerã. Foi fotógrafo na guerra Irã x Iraque sendo atingido por armas químicas. Editou dois livros de fotos sobre o conflito.