Logotipo O Norte
Sexta-Feira,29 de Novembro

Exposição de telas utiliza técnica francesa

Jornal O Norte
25/09/2008 às 11:01.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:45

Samuel Fagundes


Repórter

Quando as pessoas vêem a tela, elas viajam dentro da imagem, essa admiração do público pelo trabalho da gente é muito importante, porque nós artistas colocamos muita alma nos trabalhamos que fazemos, muita dedicação, carinho e amor e isso é muito importante, porque quando a gente vê o publico admirando a nossa arte da gente é que temos certeza que valeu a pena.  – revela a artista plástica Heldes Rios.




A artista plástica montes-clarense Heldes Rios


utiliza a técnica chamada Arte Francesa



(foto: PAULA MACHADO)

Ela conta que segue essa linha da arte francesa há cerca de quatro anos e que começou a fazer as telas devido à sua convivência com artistas plásticos em Brasília. Desde então, fez muitos cursos especializados nesse tipo de técnica, que segundo ela tem sua inspiração oriunda do próprio artista.

A TÉCNICA

Ela explica que a arte é feita com laminas importadas, um tipo de lamina que dura por muitos anos. A partir da idéia, ela pega a lâmina, recorta, e vai organizando dentro do quadro cada parte e assim forma a tela.

- Eu recorto e organizo, de modo ordenado e cuidadoso. É meio que um quebra-cabeça que vou montando, vou percebendo em quais lugares eu posso ir encaixando cada figura e assim vou sobrepondo as laminas e crio o quadro. Essa técnica tem muita versatilidade, pode ser usada para quadros infantis, para banheiro, para cozinha, para copa, para a sala, tem diversos materiais, e para cada ambiente é possível se fazer um quadro - explica Heldes.

O resultado é uma visão tridimensional que se assemelha muito à realidade, dando a impressão de que é tudo de verdade. É o que pensa a estudante Ana Paula Soares, que achou esse tipo de técnica bastante interessante.

- Achei super interessante, até porque alguns dos quadros parecem reais mesmo. Sempre acompanho as exposições e nunca tinha visto esse tipo de técnica. É diferente para a gente que não está acostumado com esse tipo de arte.

EXPOSIÇÃO

A artista plástica Heldes Rios nasceu em Montes Claros, mas há 26 anos mora em Brasília, no Distrito Federal. Ela revela que a exposição não estava planejada, que sua vinda à cidade foi de inicio para rever os amigos e a família. Ela trouxe alguns de seus quadros para dar de presente a eles, que gostaram tanto que sugeriram que ela fizesse a exposição.

Ela conta que a técnica é recente, chegou ao mercado há cerca de três anos e ainda não foi muito divulgado pelo país e que geralmente produtos do tipo não são muito encontrados em lojas.

VALORIZAÇÃO

Ela explica que cada quadro tem um custo de produção de aproximadamente 200 reais devido ao fato das laminas serem importadas. A exposição para ela é muito importante, porque é através dela que as pessoas passam a valorizar o trabalho do artista e que isso é muito mais importante do que o lado financeiro.

- O público de Montes Claros dá muito valor, na cidade tem artistas de muito talento, e eu vim para somar com esses artistas daqui. Eu gosto muito da cultura e da arte daqui, eu quero algum dia aprender a fazer um pouco dessa maravilhosa arte que existe na cidade - conclui a artista plástica.

A exposição reúne cerca de cinqüenta telas da artista que ficarão expostas até o dia 29 de setembro na Galeria de Artes Godofredo Guedes, do Centro Cultural Hermes de Paula.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por