Logotipo O Norte
Segunda-Feira,17 de Novembro

Exposição de orquídeas marcará fim de semana em Moc

Jornal O Norte
Publicado em 25/02/2010 às 09:52.Atualizado em 15/11/2021 às 06:21.

Michelle Tondineli


Repórter



Orquídeas epífitas, que não enraízam no solo, mas se fixam a troncos e outras estruturas, representam hoje mais de 90% de todas as espécies de orquídeas. Algumas podem ainda ser terrestres, ou mesmo rupículas (de crescimento em cima de pedras). Gostam, de maneira geral, de luz e regas moderadas.



As orquídeas são largamente cultivadas no Brasil e no mundo e seu comércio movimenta grandes somas de dinheiro todos os anos em um mercado crescente. No Brasil, grandes orquidários no Sudeste já produzem centenas de milhares de plantas por ano, que são exportadas para outros países ou vendidas até em supermercados, a Phalaenopsis principalmente, planta conhecida por se adaptar bem em apartamentos.



Em Montes Claros, acontece no próximo fim de semana a 9ª exposição de orquídeas e o 3º encontro científico, nos dias 27 e 28, no Montes Claros Shopping Center. Organizada pela SONM - Sociedade orquidófila norte-mineira, a exposição reunirá mais de 1.500 exemplares de várias regiões, com associações e orquidófilos de Belo Horizonte, Diamantina, Viçosa, Lagoa Santa, Rio de Janeiro, Itaipava e contará, ainda, com a presença do mais antigo orquidário do mundo em funcionamento, o Binot, da cidade de Petrópolis.



De acordo com o presidente da SONM, Fábio Borborema, será enfatizado o processo de reprodução de orquídeas em laboratório.



- A exposição de orquídeas terá ainda o cunho científico em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, com informações voltadas para apreciadores, cultivadores, acadêmicos e estudiosos do assunto. Durante a exposição, os interessados poderão se inscrever para o curso de cultivo de orquídeas, que acontecerá nos dias 13 e 14 de março. Nosso objetivo é desmistificar esse cultivo. As orquídeas se diferem, algumas realmente necessitam de atenção especial, mas nada que inviabilize seu cultivo por iniciantes. Apresentaremos técnicas de plantio, cultivo e reprodução de várias espécies, bem como as peculiaridades para que se obtenham as tão esperadas floradas - afirma.



Fábio ainda diz que, de beleza ímpar, a orquídea possui 35 mil espécies catalogadas. Destas, aproximadamente três mil são brasileiras, encontradas principalmente nas Minas Gerais, no Espírito Santo e na Bahia.



- São peculiaridades como essas que fazem da orquídea uma das espécies vegetais mais cultivadas do mundo, tanto por especialistas quanto por meros curiosos. Na cidade, temos cerca de 47 espécies, desde Cattleya, Phalaenopsis e Valquiriama, que estão em bastante risco de extinção, e várias outras - diz.



O presidente afirma que a sociedade tem nove anos de existência, mas a sua paixão pelas orquídeas surgiu há 12 anos, quando olhou para uma árvore e não conseguia mais largar a imagem.



- No início, era um grupo de pessoas amantes de orquídeas, fazendo coisa comum. E nós tentamos a preservação de orquídeas na região, incentivando o cultivo de orquídeas em laboratório. As reuniões acontecem uma vez ao mês, quando discutimos essas ações de prevenção e valorização da orquídea, além da preparação anual da exposição e da mostra, focando a apresentação das orquídeas. Durante os anos, aumentamos tanto a qualidade das plantas quanto o número de orquidófilos. Quando começamos éramos 10, atualmente somos quase 60 - afirma.



Outras informações podem ser obtidas na Sociedade Orquidófila Norte Mineira, pelo telefone (38) 9102-6030.



ORQUÍDEAS NÃO DEVEM SER RETIRADAS DE SEU HABITAT



Algumas espécies de orquídeas estão em extinção. Segundo o presidente da Sociedade Orquidófila Norte Mineira, Fábio Borborema, há estudos voltados à preservação.



- Em números de associados não crescemos tanto, mas em estudos voltados à preservação, sim. Essas orquídeas podem ser desenvolvidas em laboratórios e queremos convencer as pessoas que assim elas são baratas. É melhor do que tirar do mato, no habitat natural, e destruir - afirma.



Fábio diz que em Montes Claros existem vários colecionadores, com grande qualidade e boas plantas.



- Participamos de exposições fora da cidade, com plantas já premiadas. Além de a valorização e preservação das orquídeas serem válidas, acontece o reconhecimento da região como preservadora do habitat de orquídeas. O primeiro passo para cultivar uma orquídea com sucesso é a identificação correta do gênero ou espécie e o conhecimento de seu habitat de origem, para saber de suas necessidades naturais em seu meio. A partir destas informações, o cultivo de orquídeas ornamentais é, ao contrário do que se pensa, uma tarefa relativamente fácil, se respeitadas as regas semanais, os critérios de exposição de luz e a adubação periódica com substratos ricos e apropriados a cada fase de desenvolvimento da planta - diz.



Segundo Fábio, uma planta florida pode permanecer dentro de casa, perto de uma janela, com boa fonte de luz, sempre evitando o sol direto.



- Durante esse período, deve-se molhar o substrato, dependendo da umidade ambiente, mas com rega bem moderada e jamais molhando as flores. Todo ano a exposição científica traz um tema diferente, este ano é o desenvolvimento da planta desde o início. Nos anos anteriores já tivemos a Valquiriama como tema e a nutrição de orquídeas - afirma.



O presidente da SONM diz ainda que, infelizmente, existe o comércio ilegal, plantas são retiradas no mato e vendidas para pessoas que não se preocupam com a preservação. 



- Temos que ter o objetivo de fiscalizar o comércio ilegal ou extração ilegal de orquídeas de seu habitat, pelo Brasil inteiro, muitas vezes feitos por orquidários comerciais inescrupulosos com ajuda de mateiros que vivem nas regiões de onde são retiradas as plantas e enviadas para outros estados e cidades - finaliza.



Para se associar à SONM, é necessário participar do curso de cultivo de orquídeas. Outras informações pelo e-mail orquideasonm@yahoo.com.br.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por