Logotipo O Norte
Segunda-Feira,17 de Novembro

Exposição dá muita dor de cabeça, diz artista plástica

Jornal O Norte
Publicado em 28/01/2010 às 10:07.Atualizado em 15/11/2021 às 06:18.

Michelle Tondineli


Repórter



Pinturas de tela e tecido marcam o trabalho de uma dona de casa. Marisa Batista Castro vem de uma família de artistas e trabalha com essa arte há mais de 30 anos. De acordo com a artista plástica, a pintura foi herdada da família de sua mãe.



(fotos: MICHELLE TONDINELI)


null


Marisa Batista Castro não se contenta


até a pintura ficar pronta
.



- Lembro que estava pintando um quadro para minha mãe uma vez e minha irmã não deixava. É o dom da família, todos sempre pintavam e desenhavam. Quando comecei a dar aulas de pintura eu nunca parei. É uma coisa que gosto de fazer, bem significativa para mim - diz.



Marisa ainda fala que adora pintar a natureza, morta ou viva, e figuras geométricas, com forma mais abstrata. Sua criação sempre flui, sem bloqueio.



- Ao longo do tempo, sempre aprimoramos as ideias. Quando começo a pintar quero acabar logo. Em uma semana já consigo concluir. Eu nunca trabalhei fora de casa. Uma vez dei aula no Sesc, mas não tinha salário, eu recebia do aluno como se fosse na minha casa. Aí eu acho que não vale à pena sair de casa e sujar minha roupa, sendo que em casa fico à vontade e posso trabalhar sem regras dos outros. Eu faço as minhas - afirma.



A artista ainda diz que é difícil viver só de arte em Montes Claros.



- A arte sempre foi assim, sem muito valor para alguns. Se fosse para eu arcar com minha casa sozinha não daria conta. Já expus no Centro Cultural, juntamente com alunos da Unimontes, quando ganhei medalha de melhor pintura. Também expus na Praça da Matriz, na feirinha da prefeitura e pela Laborearte. Mas muitas dessas exposições só dão dor de cabeça. Talvez se eu fizesse uma exposição sozinha fosse até melhor - afirma.



Marisa não pretende fazer nenhuma exposição, a não ser que sua turma de dez alunos queira.



- As vernissages são para valorizar os alunos, então eles devem decidir se querem expor ou não. Alguns produzem de uma forma acelerada em casa e nas aulas, outros só nas aulas. É na forma de cada aluno. Hoje não estou investindo muito em divulgação, estou mais no boca-a-boca - diz.



Entre quadros e tecido, Marisa escolhe o tecido e produz jogos de cozinha, panos de bandeja, roupas de cama, toalhas, tudo por encomenda.



- Minha produção às vezes é rápida. Queria que meu dia durasse 48 horas, assim seria fácil fazer serviço de casa, pintar as telas e os tecidos. Minhas alunas têm a mente aberta. Cada uma pinta o que quer. Enquanto uma pinta, outra desenha. E são todas juntas, telas e tecidos - finaliza.



Outras informações (38) 3222-3022.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por