Christine Antonini
Repórter
Montes Claros terá hoje uma noite embalada pelo ritmo do jazz com o evento Jazz Metrópole – de iniciativa de Alexandrina Casa de Música e do saxofonista Marcelo Andrade. O evento proporcionará aos apreciadores do ritmo afro-americano, apresentações com artistas da terra, a fim de propiciar aos músicos da cidade uma oportunidade de mostrar o trabalho, valorizando a manifestação cultural do jazz.
O jazz é uma manifestação artístico-musical que se desenvolveu com a mistura de várias tradições religiosas, em particular a afro-americana e se enraizando em Nova Orleans, Chicago e Nova York, nos Estados Unidos. Tal manifestação teria surgido por volta do início do século XX, através da cultura popular e da criatividade das comunidades negras.
A nova forma de fazer jazz engloba os ritmos blue notes e com notas do swing do ragtime.
- Em Montes Claros, existe um celeiro de artistas e músicos que não têm espaço para deixar fluir suas expressões e composições. Somos realmente órfãos. Mas, isso não quer dizer que não existe público que aprecie o estilo – afirma o músico, publicitário e também organizador do evento, Marcelo de Paula.
JAZZ METRÓPOLE
Durante o Jazz Metrópole, o show do saxofonista Marcelo Andrade será gravado em vídeo para ser apresentado em outra oportunidade em um pós-show – a divulgação ainda está sendo decidida se será em DVD ou em um canal online.
O evento ainda conta com a participação do percussionista Cláudio Mineiro e do guitarrista Jobert Narciso. Será realizado às 20h, na Alexandrina Casa de Música – Rua Daniel Costa, n° 36, bairro Jardim São Luiz. Os ingressos custam R$60 (mesa com quatro cadeiras) ou ingresso individual no valor de R$15.